2 min

A importância da sororidade

Atualizado: 28 de fev de 2023

Mulheres constantemente culpam outras mulheres por diversos acontecimentos.

A rivalidade feminina foi construída socialmente e ensinada que mulheres devem competir uma entre as outras. Essa competição traz um foco ainda maior ao machismo sistemático presente na sociedade, dificultando ainda mais a luta pela igualdade de gênero.

Em um mundo onde as mulheres são avaliadas por sua conduta e não por sua competência, essas são ensinadas que a outra é uma rival, e não uma parceira. Ainda que as mulheres estejam cada vez mais conquistando seu espaço e respeito na sociedade, o discurso feminino continua muitas vezes sendo invalidado, por homens e pelas próprias mulheres.

Pensando na narrativa de um casal amoroso; o parceiro homem tem uma relação extraconjugal com outra mulher. Vemos a maioria dos julgamentos direcionados à essa mulher, a “amante”, do que ao homem que traiu sua parceira.

Por que é mais fácil julgar a mulher? Será que é mais aceito socialmente?

Por exemplo, quando uma mulher denuncia abuso sexual, é comum pela cultura machista, que as pessoas em um contexto geral primeiro deem o benefício da dúvida ao abusador antes de acreditar no que a vítima falou.

“Sororidade nada mais é que a união das mulheres, com sentimento de empatia e solidariedade.”

Esse é apenas um dos motivos em que as taxas de denúncia de violência contra a mulher são tão baixas. Vemos constantemente um efeito “maria vai com as outras”

quando uma mulher realiza uma denúncia e com isso várias se apresentam também, pois se sentem mais seguras em grupo, onde a probabilidade de validarem a situação é maior do que se estivessem sozinhas.

E assim se faz necessário a sororidade.

Sororidade nada mais é que a união das mulheres, com sentimento de empatia e solidariedade.

Mas então quer dizer que tenho que gostar de todas as mulheres?

Não.

Sororidade não te coloca no papel e na obrigação de gostar de todas e aprovar todas as atitudes realizadas por mulheres, mas sim apenas trazer um olhar com respeito, empatia e sensibilidade, sendo menos carregado de julgamento.

A união feminina é importante pois ajuda a dar voz para as mulheres em situações que sozinhas normalmente são ignoradas ou silenciadas.

Antonella Borghesi para a coluna Empoderamento Feminino

Encontre-a no Instagram @psi_antonella

#rivalidadefemina #sororidade #sociedade #mulheres #empoderamento