4 min

A importância do trabalho

Atualizado: 17 de dez de 2022

Oi, diário! Hoje me lembrei do dia 1º de maio “dia do trabalho” e pensei muito sobre a importância do trabalho na vida das pessoas. Embora este dia tenha sido criado por uma necessidade dos trabalhadores para a redução da jornada de trabalho, que eram em torno de 16 horas diárias, sinto este dia como uma celebração. Dia para comemorar o trabalhador e sua importância na sociedade. E o quanto o nosso trabalho é relevante para o desenvolvimento da humanidade e do planeta.

Pena que nem todas as pessoas conseguem um trabalho. No meu ponto de vista isto é muito triste para ela e para toda a sociedade.

O que significa o trabalho para você?

“O trabalho gera um aprendizado constante, mantém a nossa mente em atividade, promove a convivência com as pessoas, fortalece a autoconfiança.”

Para mim o trabalho é muito importante, pois quando estamos trabalhando nos sentimos capazes, úteis, ficamos felizes por sentir que estamos sendo produtivos e que fazemos parte da sociedade de forma ativa. Isso nos faz um bem muito grande, além de sentir que estamos colaborando com um todo. Ah, e os desafios no trabalho sempre são bem-vindos, pois são eles que estimulam o nosso desenvolvimento, a nossa vontade de crescer e de vencer na vida.  E poder vencer os desafios nos traz uma sensação de vitória e tanto. Temos que comemorar estas vitórias, é importante.

O trabalho gera um aprendizado constante, mantém a nossa mente em atividade, promove a convivência com as pessoas, fortalece a autoconfiança, além de nos trazer o reconhecimento de que somos capazes. Sentimo-nos mais vivos, participativos e empoderados.

Bem, pra mim, trabalhar é algo muito importante. Parece que estar trabalhando significa estar realmente incluída na sociedade. Significa mais dignidade, reconhecimento e respeito.

Porque também tenho minhas qualidades e SOU CAPAZ! Significa poder colocar em prática a minha cidadania, poder exercer meus direitos e meus deveres. Além disso, é muito bom e importante a gente ter o nosso próprio dinheiro e ter mais autonomia nas nossas escolhas.

Agora também fiquei pensando o quanto o trabalho tem a ver com inclusão. O quanto o trabalho pode prover a inclusão na sociedade de uma forma bem construtiva e produtiva.

Afinal, o trabalho é importante para todas as pessoas, não é? E tenho certeza que as empresas têm muito a ganhar com um ambiente de trabalho bem diversificado. Tenho um amigo que costuma dizer que é “um ganha, ganha”, todos ganham com a inclusão. E é verdade!

Um pensamento leva a outro, agora refletindo um pouco sobre as minhas experiências com o trabalho. Quando saí da faculdade pensei em trabalhar na área de design gráfico, mas sempre pensando nos livros. Mas não consegui nada nesta área. Também pensei em trabalhar com edição de imagens, mas estes trabalhos exigem muita pressão com prazos, e muita pressão comigo não funciona, eu fico paralisada. Sem contar que qualquer atividade que eu fosse trabalhar precisaria me dar possibilidade de escrever minhas histórias, pois isto é o que me move.

Então fui procurar trabalhos de  meio período, para poder trabalhar num turno e escrever no outro meio turno. No meu primeiro trabalho, trabalhei um ano e quarto meses, posso dizer que foi bom. Mas tive problemas com os apoios, um apoio bem significativo para mim ficava em outro prédio, em outro bairro, o que às vezes fazia com que me sentisse bem perdida. Hoje percebo o quanto os apoios são importantes para a inclusão no trabalho.

O meu segundo emprego foi dentro de um hospital, onde um amigo me indicou. Este emprego serviu para eu me conhecer melhor. Percebi o quanto o ambiente de trabalho é significativo para mim. Ambientes muito agitados, barulhentos ou com pessoas passando mal, não me fazem bem. Sempre voltava para casa com dor de cabeça. Nem consegui ficar lá até o final dos três meses de experiência.

Fico pensando como meu amigo consegue trabalhar lá tão feliz. Acho que cada um de nós é apto a coisas diferentes e isto é bom. Viva a diversidade!

Atualmente, trabalho no setor de recursos humanos de uma empresa. O setor é pequeno, somos em cinco pessoas, estou fazendo uma atividade que gosto bastante, organizar documentos. Aliás, a empresa me contratou porque eu coloquei no meu currículo algumas atividades que gosto de fazer, e organizar era uma delas. Acho importante que possamos nos conhecer e saber das diversas coisas que gostamos de fazer, isto nos ajuda a encontrar um trabalho onde nos sentimos bem e gostando do que fazemos. Nesta empresa tenho bastante apoio das minhas colegas, elas me passam o trabalho com muita tranquilidade e isso é importante para mim.

Ah, não posso deixar de mencionar algo muito gostoso que o trabalho nos proporciona: planejar as férias!  Como é bom poder planejar as nossas férias. Já faz três anos que trabalho nessa empresa e ainda não consegui tirar umas férias de verdade. Durante a pandemia as minhas férias foram usadas para ficar trancada em casa, me protegendo. Mas agora em maio terei minhas tão sonhadas férias. Fico feliz só de pensar nisto!

Diário, depois de tudo que escrevi, até fico com mais vontade de trabalhar. Poder trocar ideias com as minhas colegas, ganhar o meu salário no final do mês, planejar os meus passeios e ir tocando a minha vida. Tudo isso é muito bom!

E viva o dia do trabalho! Ou seria o dia do trabalhador?

Fernanda Machado para a coluna Páginas do meu diário

Encontre-a no Instagram @fefe.smachado

#experiencias #inspiração #trabalho