4 min

Existe uma nova carreira?

Atualizado: 29 de dez de 2022

A cada leitura desta coluna, em que eu lhe ajudo a criar insights poderosos para que você dê um passo em direção a tudo que faz sentido para você, hoje verá que esses encontros farão o papel parecido com o de um guia. Aparentemente, com uma ordem de orientações discutível, afinal, eu não quero te dizer para onde ir com passos pré-determinados neste momento e sim, fazê-la pensar sobre os seus comportamentos e as suas atitudes em relação a sua vida profissional e principalmente, como você abrirá seus horizontes para administrar os impactos em todas as outras áreas que compõe a sua vida. A absorção desses conteúdos, lhe dará ferramentas poderosas para que faça melhores escolhas.

Portanto, sobre a pergunta do tema deste encontro de hoje, eu lhe digo que você mesma vai me responder ao final deste encontro.

Você pode negar o quanto quiser, mas o planeta, as pessoas, suas relações, o mercado e tudo o que existe, evolui, queria você ou não. E evolução significa mudança e mudança é um processo que pode ser um tanto doloroso para muitas pessoas. Você pode se dar super bem com isso e então, eu lhe dou parabéns genuíno, afinal, eu trabalho com desenvolvimento humano e por isso, tenho contato diário com essa dificuldade. Mas pessoas precisam ser tratadas individualmente e quanto mais falamos disso, mas eu reforço a sua necessidade por desenvolver o autoconhecimento, a autogestão da sua vida! Desta forma, você terá mais propensão para entender os impactos dessas mudanças na sua vida, na sua carreira, na sua família, nas suas finanças, na sua saúde física, emocional, no seu contínuo desenvolvimento por esta vida.

Se você voltar no tempo, vai lembrar que sucesso na carreira para muitas pessoas, era permanecer longos períodos dentro da mesma empresa em uma profissão escolhida aos 18 anos e de preferência em profissões que pagam bem, profissões de prestígio, dando orgulho para a família! Por muitos anos, essa era uma fórmula do mercado, que por mais que não fosse utilizada por todos, ainda é utilizada por muitos e ditou os acontecimentos no mundo profissional.

Essa fórmula aparentemente inofensiva, deu as regras do jogo por muitos anos e o mercado de pessoas foi se moldando nesses pensamentos.

“A questão toda é que as pessoas enquanto sociedade, também passam por mudanças, transformação e evolução. Veja o mercado de consumo, quantos impactos profundos!”

A forma como os RH trabalham, como priorizam ações, como medem resultados, como recrutam, como se comunicam e muito mais, muda conforme esses impactos do mercado vão acontecendo através da evolução natural do todo.

É claro que a tecnologia tem total responsabilidade sobre essa mudança no fator velocidade! Ele colocou o combustível certo, na minha opinião e diferentemente da forma como as mudanças aconteciam nesse cenário em que sucesso na carreira era passar uma vida em uma empresa, se comparada a performance de movimento de um carro, pulamos da quinta para a segunda marcha sem reduzir a velocidade. Nesse caso, um belo tranco. Este tranco, no nosso caso, paralisou pessoas e pouquíssima parte da população, que já tinham mais ferramentas de autoconhecimento e autogestão, conseguiram correr atrás das necessidades de um mercado impactado velozmente por todo o avanço da tecnologia.

A questão toda é que as pessoas enquanto sociedade, também passam por mudanças, transformação e evolução. Veja o mercado de consumo, quantos impactos profundos!

Você literalmente estuda, se diverte, faz suas compras de mercado, cuida da saúde física e emocional, investe, resolve problemas bancários, aprende uma nova receita, conversa em tempo real com qualquer pessoa do planeta, através de um pequeno aparelho que cabe no seu bolso! Isso é um exemplo do cenário de impactos do mercado digital e que muda tudo sobre a sua carreira. As pessoas estão cada vez mais empoderadas de seus próprios desejos, jeito de ser e então, esse mercado do consumo que impacta tantos outros, é engolido por outras micro transformações no universo profissional. E se você passa a perceber essas mudanças, você já estará à frente de milhares que não estão entendendo e muito menos raciocinando sobre esses impactos na própria vida.

“Que tal parar para olhar um pouco para os lados, entender de quais e quantas áreas a sua vida é composta e qual é o seu nível de satisfação atualmente em cada uma delas?”

Escolher trabalhar em uma determinada empresa, aprender a fazer perguntas poderosas durante uma entrevista de emprego, levantar dados e fazer exercício sobre a capacidade da sua marca profissional impactar este novo projeto e qual será o novo destino a partir da avaliação dos seus resultados, são pequenos exemplos de uma forma de pensar que coloca você em outro estado de entrega, presença, desenvolvimento e aprendizado. Isso fará com que você olhe melhor ao seu redor, entenda o que de fato é importante para você e como as suas escolhas impactam esses fatores da sua vida que hoje são verdadeiramente valiosos. Ignorar essas mudanças, esses impactos, para onde você deve olhar agora, mesmo que seja um local desconfortável, lhe deixarão de molho no seu estado atual.

Por mais feliz que você esteja agora, coloque esse chip sobre entender os impactos, acompanhar, fazer a sua autoavaliação, autogestão, autorresponsabilidade de fazer diferente por você. Além disso, ter a clareza e consciência de que todo esse processo depende única e exclusivamente de você. Que tal parar para olhar um pouco para os lados, entender de quais e quantas áreas a sua vida é composta e qual é o seu nível de satisfação atualmente em cada uma delas? Esse é um pequeno grande passo rumo a atualização do seu software. E agora, com tantas mudanças acontecendo, administrar a sua jornada profissional, chamada de carreira, pode ter um novo significado? Para você, existe uma necessidade de mudança, de atualização, de controle do que está ótimo ou de uma mudança total de direção? Existe uma nova carreira? O poder e a escolha sempre estarão nas suas mãos. Não esqueça de registrar o que você vai fazer de hoje até o nosso próximo encontro para dar um passo em direção ao que faz sentido para você hoje.

Matéria de Andrea Tedesco para a coluna carreira

Encontre-a no Instagram @bicanacaixa