4 min

Férias Inesperadas

Atualizado: 17 de dez de 2022

Após ter passado as festas de fim de ano, acabei tendo umas pequenas férias surpresa. Surpresa boa ou não? Bem, acho melhor explicar… No final do ano passado minhas colegas de trabalho e eu estávamos conversando sobre o recesso entre o Natal e o Ano Novo quando a nossa chefe chegou comunicando que teríamos mais uma semana de férias após a virada do ano. Não gostei muito porque com isso teria menos uma semana de férias nas minhas tão sonhadas e programadas primeiras férias do emprego. Estou me  planejando para conhecer em maio as cidades históricas de Minas Gerais. 

Embora já esteja trabalhando há três anos, até agora não consegui sair de férias como eu sonhei. A pandemia me obrigou a ficar em casa no período das minhas férias. Sabe diário, acho que uma das coisas boas de trabalhar é poder pensar e planejar as férias, não é mesmo?

“Verão pra mim por muitos anos foi sinônimo de férias escolares, descanso, praia, piscina… Mas à medida que o tempo passa a vida muda alguns de nossos prazeres, pelo menos foi assim comigo."

Então, além dessas pequenas férias serem inesperadas, sem tempo de planejar, ainda seriam umas férias em pleno verão, fala sério? Verão pra mim por muitos anos foi sinônimo de férias escolares, descanso, praia, piscina… Mas à medida que o tempo passa a vida muda alguns de nossos prazeres, pelo menos foi assim comigo. Hoje quando penso em férias penso sempre em viajar para lugares diferentes e conhecer a história dos lugares.

Adoro museus e lugares antigos. Estes lugares quase sempre não estão relacionados a praia, areia e … Além disso, férias para mim é sinônimo de inspiração, pois foi numas férias na praia que me senti muito sozinha, quase sem amigos, que comecei a escrever e parece que ali surgiu a sementinha para eu gostar de escrever.

Ao contrário de muitas pessoas que esperam as férias para colocar os pés na areia, entrar no mar e sentir a brisa, Eu não. Parece que sou diferente das demais pessoas. Gosto do clima da praia, mas da praia em si, eu não gosto. Protetor solar com areia e maresia fica uma meleca no corpo, isso me incomoda bastante. Além disso, preciso tirar meu aparelho auditivo, que não pode pegar umidade, e assim fico por fora das conversas e fofocas, por não escutar direito. 

Agora lembrei, que por muitos anos os meus óculos de sol não tinham grau, daí eu ficava tonta e não enxergava direito. Mas hoje, eles têm e eu não perco nada que passa pela minha frente, inclusive a possibilidade de fazer novos amigos.

“…foi numas férias na praia que me senti muito sozinha, quase sem amigos, que comecei a escrever e parece que ali surgiu a sementinha para eu gostar de escrever."

Mas então o que fazer nesta semana de férias, em pleno verão e ainda em pandemia? Ficar em casa eu não queria mais. O bom das férias é sair um pouco da rotina, descansar e, também, participar de uns agitos quando a pandemia diminuir. Viagens e passeios são bons para conhecer novos lugares, sua cultura e a história, e fazer algumas comprinhas também.     

Então meus pais e eu resolvemos ir mais para o sul do Rio Grande do Sul, onde as praias são mais geladas, tem menos concentração de pessoas e tem uma parte histórica que eu não conhecia. 

Um dos lugares que eu mais gostei de conhecer nesta viagem foi o “Fuerte de San Miguel”, na divisa do Uruguai com o Brasil. Gosto de ruínas e de construções antigas, estes lugares me inspiram a imaginar aquela época e ter ideias para escrever. Gostaria de ter visitado o Forte de Santa Tereza, também no Uruguai, mas em função da pandemia havia muitas exigências para irmos até lá.  Bem, ficará pra próxima.

“Viagens e passeios são bons para conhecer novos lugares, sua cultura e a história, e fazer algumas comprinhas também.”

Amo visitar museus e adoro móveis antigos, eles contam histórias e a cultura de um lugar em uma determinada época. Adorei conhecer o museu da cidade de Rio Grande, uma das cidades mais antiga do sul do país. O museu é incrível, conta parte da história e dos costumes da cidade. Nem sei o que eu mais gostei para deixar aqui registrado. Mas acho que foi uma ‘namoradeira’ do século passado, toda entalhada em madeira. Muito  linda e interessante. 

Visitei também a maior praça do Rio Grande do Sul, Praça Tamandaré na cidade de Rio Grande. Também no município de Rio Grande está localiza a praia mais extensa do Brasil, a praia do Cassino. Já que estou falando de grandeza não posso deixar de escrever sobre a maior rosa dos ventos que já conheci, que fica na praça Gen. Andrea em Santa Vitória do Palmar.

Nas viagens sempre rola umas comprinhas. Mas nesta não estava encontrando nada que realmente me interessasse, até que encontrei um relógio que eu estava precisando.

Voltei pensando nas próximas férias. 

Sabe diário, não vejo a hora de chegar o mês de maio e fazer a minha tão esperada viagem de férias para Minas Gerais, e conhecer todas aquelas cidades históricas. Acho que elas devem contar muito sobre o passado do Brasil e devem ser uma grande fonte de inspiração. Minas Gerais e suas histórias que me aguardem!

Fernanda Machado para a coluna Páginas do meu diário

Encontre-a no Instagram @fefe.smachado

#férias #fernandamachado #verão