3 min

Imprevistos acontecem

Atualizado: 17 de dez de 2022

Nos últimos dias, tenho pensado muito sobre como os imprevistos alteram a rotina, as programações e até os nossos sonhos. Como você já deve ter lido em um texto anterior, a minha viagem a Minas Gerais pela Estrada Real era algo que já estava programado havia muito tempo e foi adiado um tempo mais em função da pandemia, que não deixa de ser um acontecimento não previsto.

Assim como existem acontecimentos inesperados que nos tiram da rota planejada e até nos desconcertam, existem imprevistos que nos levam a outras possibilidades e nos beneficiam. Ao mesmo tempo que o período de pandemia nos impossibilitou de fazer muitas coisas, ele nos possibilitou fazer outras. Foi nesse período que eu concluí a história do meu primeiro livro e fiz o lançamento on-line. Isso foi muito bom!

Mas hoje estou aqui sentada, com o pé para cima, um tanto incomodada e escrevendo para comentar sobre os imprevistos da vida. Você já teve alguns? Com certeza, afinal, todos nós temos situações inesperadas ao longo da vida, não é mesmo?

Às vezes, os imprevistos acontecem para nos forçar a tomar uma decisão. Pois esse foi o meu caso. Entre alguns tombos e torcidas de pé, fui parar na emergência de dois hospitais há alguns meses.

O primeiro foi durante a minha viagem a Minas Gerais. Nessa ocasião, o atendimento não me ajudou muito e eu passei o resto da viagem sentindo dor e deixando de fazer alguns passeios planejados que gostaria de ter feito. O segundo foi quando retornei a Porto Alegre e precisei fazer uma reavaliação do pé para estabelecer uma fisioterapia adequada para recuperar os danos da torção. Nessa reavaliação, foi recomendado que eu realizasse uma cirurgia no outro pé em função de um joanete bem saliente e que poderia estar influenciando meu modo de caminhar. Na verdade, era algo que eu já previa, mas estava postergando, porque mexer no pé é algo que nos imobiliza quase que por completo.

Mas naquele dia decidi que havia chegado o momento e assim fiz a tal cirurgia, e agora estou vivendo um período de ficar o dia todo na cama. Que chatice! Isso sem falar na dor e no incômodo que essa cirurgia está me causando.

Paciência e resignação têm sido as palavras que me definem nesse momento. Para me distrair, assisto TV, mexo no celular… Quando consigo, leio um pouco, faço algumas anotações para os meus textos e livros, e até tento fazer abdominal na cama! Mas quase não consigo fazer nada, porque o meu pé está incomodando bastante.

Além disso, por não estar apta a realizar os exercícios físicos, tenho controlado mais a minha alimentação. Logo que eu estiver recuperada desse pé, quero voltar a me exercitar, estudar, ir ao trabalho e continuar em busca dos meus sonhos, porque fé e persistência eu tenho de sobra. As orações me ajudam a passar esses dias por aqui, em casa, de forma mais tranquila e acreditando que logo ficarei boa. Confesso, não está nada fácil!

Nessa minha reflexão sobre imprevistos, fiquei pensando: quem nunca entrou no mar e uma onda maior tirou a roupa de banho do lugar? Quem nunca caiu, engoliu água e rolou até conseguir se levantar novamente? Quem nunca comeu algo que achava que seria ótimo e no final era horrível, mas nem podia fazer cara feia? Quem nunca levou um tombo, chorou de dor e depois deu risada contando? Quem nunca quebrou algo sem querer, deixou cair uma comida no chão ou algo do tipo? Quem nunca…?

Então fiquei pensando: será que quando eu sair desta situação eu vou achar graça de muitos momentos? Será que ficarei orgulhosa pela minha coragem e dizer “deveria ter feito antes”? Será que vou conseguir voltar para minha rotina normal e recuperar o tempo “perdido”? Será que a gente consegue se preparar para os imprevistos mais significativos com consequências maiores?

Bem, acho que a vida é cheia de ocasiões e situações inesperadas. Sendo assim, mesmo que nossos planos tenham sido alterados pelos mais variados motivos, o melhor é manter a calma, respirar fundo, refletir sobre as consequências e talvez traçar novos rumos a partir daquela situação. A forma como lidamos com esses imprevistos e o aprendizado que tiramos de cada situação podem melhorar nossos planos futuros e nossas vidas.

Os imprevistos podem mudar todo o roteiro da sua vida, mas nunca podem te tirar da direção de seus sonhos.

Fernanda Machado para a coluna Páginas do meu diário

Encontre-a no Instagram @fefe.smachado