4 min

Que caminho tomar?

Atualizado: 17 de dez de 2022

Querido diário, hoje faço uma reflexão, sobre a vida e seus caminhos. E como é complicado escolher, tomar uma decisão. Nem sempre a vida é fácil e nem sempre acaba sendo do jeito que queremos. Só o divino sabe exatamente o que é melhor para nós, até mais do que nós mesmos. Às vezes, uma decisão acaba influenciando em outra, por isso é tão complicado tomar uma decisão.

Que caminho tomar? Às vezes fico em dúvida sobre o que quero exatamente. Será mesmo? Como é difícil, às vezes, decidir. Saber exatamente em qual porta entrar, entre tantas portas que estão ali presentes. Qual desses rumos eu quero dar para a minha vida e qual desses caminhos será melhor? Qual estrada devo seguir? Em qual porta devo entrar? É bem complicado. Você também tem estas dúvidas?

Ainda sou jovem e ainda tenho tanto para caminhar nesta vida. E tenho muitos horizontes para desvendar, muitos sonhos para realizar. Se eu cair, não importa, espero que tenha alguém para me ajudar e vou continuar em frente. Pois precisamos uns dos outros. E, também, sei que alguns desses caminhos serão mais fáceis do que outros. Como diz a canção “Eu vou seguir”, de Marina Elali, a qual eu me identifico, “Que os meus sonhos dependem de mim.”… “ Eu vou tentar, Sempre! E acreditar que sou capaz. De levantar uma vez mais.”

Às vezes os caminhos mais complicados e os mais difíceis são os que acabam nos levando para um futuro melhor. Só sei que eu quero fazer aquilo que eu realmente gosto, que me faz feliz, aquilo pelo qual sou realmente apaixonada, aquilo que realmente amo fazer. Eu quero ir por estes caminhos. Mesmo sendo difícil não importa, não vou desistir. Desistir dos meus sonhos nunca! Sei que posso alcançá-los, sei que tenho condições, tenho as minhas potencialidades, sei do que sou capaz e sei que posso chegar lá.

“Às vezes os caminhos mais complicados e os mais difíceis são os que acabam nos levando para um futuro melhor.”

Podem ter pedras pelo caminho e posso cair ou tropeçar, mesmo assim, irei levantar e continuar a caminhada. Como eu já havia dito antes: E se eu tropeçar e cair, espero ter alguém para me apoiar. Assim como eu farei com os outros. Precisamos da ajuda de outros para seguir em frente e, às vezes, para nos mostrarem outras direções possíveis.

E se houver espinhos no meio do caminho, tudo bem, vou encarar como desafios! Os espinhos servem como alerta, servem para ficarmos mais atentos aos perigos e também para avaliarmos com mais cuidado as nossas escolhas. E assim vamos amadurecendo. Mesmo assim, estes momentos de “espinhos” nos fazem sofrer e sentir dor.

Neles eu choro, e muito, muito mesmo. Preciso colocar para fora. Mesmo assim, se eu souber que não estou sozinha e se tiver alguém ali junto comigo me ajudando e dando apoio com certeza vai ser mais fácil conseguir enfrentar esses espinhos.

Às vezes terão montanhas para subir e nesses momentos teremos que andar devagar e continuamente, com passos firmes. Se cansarmos e realmente precisarmos parar, paramos um pouquinho, descansamos, tomamos água, e comemos algo. E continuamos com a caminhada.

O que não podemos é desistir. Outras vezes pode ter caminhos que a chuva vai cair, o vento vai atrapalhar… que droga. Pois é, nem sempre a vida é apenas sol. E outros caminhos terão temporais. Ixi, porcaria. Nesses momentos precisamos de proteção, mais do que nunca. Tanto nos espinhos e nos temporais precisamos de apoio, de um carinho e um abraço bem apertadinho. Pessoas queridas que apenas querem o nosso bem, acima de tudo.

Pois é, a vida é cheia de surpresas e nunca sabemos o que vai acontecer. Pode acontecer de portas que se abrem, aquelas que nunca pensamos que iriam se abrir. E outras tantas que se fecham e não entendemos o porquê. Talvez para nos proteger, não sei. É bom não forçar, pois a surpresa pode não ser confortável, pode ser que o esforço e a coragem que temos não sejam suficientes para enfrentarmos o que vem pela frente. Mesmo assim, não podemos desistir, pois outras portas e janelas vão se abrir. Não podemos deixar o medo nos impedir de ir em frente.

Às vezes precisamos só fazer alguns desvios. Mesmo eu tendo medo, eu os enfrento, às vezes preciso parar e pensar em uma estratégia melhor de seguir em frente. Quase sempre isto me ajuda a seguir em frente com mais segurança. Como você enfrenta seus medos? Ou você desiste fácil?

Querido diário, cada decisão tomada, minha nossa, parece que é um tornado. Fica tudo tão confuso. Mas ainda bem que a vida é boa se pensarmos direito, pois, o divino também olha por nós. Além de nossa família e amigos, a fé é uma grande aliada quando precisamos tomar uma decisão e escolher o melhor caminho.

Agradeço a todos que estão comigo nesta jornada, pois vocês fazem parte das minhas escolhas e de quem eu sou.

Fernanda Machado para a coluna Páginas do meu diário

Encontre-a no Instagram @fefe.smachado

#resiliencia #vida #caminhos #escolhas #sonhos