top of page

O fenômeno Anitta


Você pode, por quaisquer razões, até não gostar da Anitta ou das canções dela, dizer que a qualidade musical é duvidosa e que seu comportamento muitas vezes é vulgar ou até imoral, mas é impossível negar que a mulher é um verdadeiro fenômeno, não é mesmo?


Já havia comentado sobre ela em outro texto aqui da minha coluna, em que falo sobre a Lei da Atração. Eu disse que não tinha a menor dúvida de que a carreira internacional da Anitta daria certo e de que ela conquistaria tudo aquilo pelo que vinha batalhando. Poucas semanas depois, a artista conseguiu o grande feito de alcançar o top 1 mundial no Spotify. Com mais de 60 milhões de seguidores no Instagram e cerca de 19 milhões no Tiktok, a carioca polêmica e de personalidade forte, divide as opiniões dos brasileiros, mas não deixa dúvidas para ninguém que sempre acreditou no seu potencial e correu atrás do que queria.

Vamos relembrar a carreira dela e analisar o que tem feito para conquistar tudo o que vem conquistando.


Larissa de Macedo Machado começou a cantar aos sete anos de idade em um coral de uma igreja católica no bairro Honório Gurgel, no Rio de Janeiro. Fez aulas de dança e chegou a ser professora de dança. Inteligente e dedicada, aprendeu inglês e espanhol praticamente sozinha. Aos 16 fez um curso técnico de Administração, nessa época teve aulas de Marketing e conta que usa até hoje o que aprendeu para planejar e executar a sua própria divulgação.


Em 2010, Anitta foi convidada pelo então produtor da gravadora independente Furacão 2000, Renato Azevedo, o “Batutinha” para realizar alguns testes após ele ter visto um dos seus vídeos. Eles acabaram assinando contrato com ela e em 2011 a cantora já fazia muito sucesso no Rio de Janeiro nos bailes Funk. A partir daí sua carreira só cresceu.

Em junho de 2012, Kamilla Fialho, assistiu a uma apresentação de Anitta e resolveu a empresariar, pagando uma multa de R$226.000,00 que a antiga contratante exigia para liberar a cantora. Sem gravadora, Kamilla ainda arcou com R$40.000,00 para gravar o clipe de “Meiga e Abusada”. Mesmo não tendo sido a música de maior destaque da carreira de Anitta, ela entrou no top 10 das mais pedidas nas rádios brasileiras e abriu portas para que a cantora assinasse um contrato com a Warner Music.


Pouco tempo após assinar com a nova gravadora, a cantora ganhou destaque por conta da música “Show das Poderosas”. Apresentando-se com um visual totalmente diferente, Anitta deixou claro que a partir de então sua carreira seria voltada para o Pop. O clipe dessa música foi lançado em maio de 2013 e, ainda no ano de 2022, tornou-se o vídeo mais visto no YouTube Brasil, ultrapassando a marca de 10 milhões de visualizações. Além disso, “Show das Poderosas” permaneceu por semanas no topo das mais vendidas na loja digital iTunes Brasil, e ainda se tornou a terceira canção mais executada nas rádios do país naquele ano.


Em 2015, Anitta ganhou o EMA Worldwide Act Latin America, se tornando a primeira artista brasileira a receber o prêmio.


Em 2016 a cantora lançou o seu terceiro disco que recebeu o título de “Bang!”. Desse álbum, a música de mesmo nome teve ainda mais destaque que o sucesso de 2013. A partir de então, Anitta ganhou cada vez mais espaço e visibilidade nas mídias.


Em 2017 ela passou a investir pesado em colaborações com outros artistas de vários gêneros musicais, buscando diversificar e aumentar o seu público. O clipe de “Sua Cara”, com participações de Pabllo Vittar e do grupo de produtores de música eletrônica: Major Lazer, chegou a alcançar 20 milhões de visualizações em 24 horas, se tornando o quarto vídeo mais visto no YouTube naquele ano. Atualmente já está com mais de 548 milhões de visualizações. Ainda em 2017, Anitta começou a investir em sua carreira internacional. Com o projeto “CheckMate”, a artista lançou músicas em inglês e em espanhol.


Atualmente a cantora, que está com 29 anos e dividindo residência entre Brasil e EUA, tem se mostrado 100% focada no mercado estrangeiro. Ela mantém a estratégia de colaborações com outros artistas, mas agora vem fazendo parcerias com os gringos, o que está permitindo que cada vez mais conquiste vários países mundo afora.


No dia 25 de abril de 2022 ela conseguiu um grande marco quando o hit “Envolver” alcançou o primeiro lugar como a música mais ouvida no Spotify no mundo. Engana-se, quem pensa que foi apenas sorte. Inteligente e esperta, Anitta lançou um challenge (desafio) no TikTok para um passo de dança da canção, que caiu na graça do público e depois foi levado também para o Instagram, culminando em pouco tempo no estrondoso sucesso que a colocou no top 1 mundial da plataforma de streaming.


Com uma admirável visão de negócios, a artista se transformou em uma empresária de sucesso, não só administrando a própria carreira, ela agora está assessorando também a Juliette. Determinada, desenvolta e simpática, Anitta tem marcado presença por onde passa e obtido grandes feitos.


Ela foi, pelo segundo ano consecutivo, uma das convidadas do seleto time de famosos que compareceu ao MET Gala 2022, o maior evento de moda beneficente do planeta, que angaria fundos para o Museu Metropolitano de Arte de Nova York, e aconteceu no dia 02 de maio. A cantora vestiu um modelo exclusivo da grife italiana Moschino, uma das mais famosas do mundo, criado pelo designer Jeremy Scott. No evento, Anitta conversou com celebridades como Khloé Kardashian e Leonardo Di Caprio.


A brasileira poderosa que segue conquistando o mundo, ganhou também seu destaque no Museu Madame Tussauds, conhecido por possuir a maior coleção de figuras de cera de celebridades. Não dá para negar que a Anitta é um grande exemplo de profissional que possui muito foco para realizar todos os seus trabalhos e alcançar o que deseja.


Em matéria publicada pela Isto É dinheiro, Vivian Rio Stella, especialista em comunicação, linguista e doutora pela Unicamp, disse:

"Ainda para a mesma matéria, Rafael Beraldi, CMO (Diretor de Marketing) da Camelo Digital, destaca o foco de Anitta não só como uma artista completa, mas também como empresária de sucesso: Quando acreditamos em nós mesmas e corremos atrás do que queremos, o céu é o limite."


Pense nisso, minha amiga!






bottom of page