top of page

Caraíva – Onde o rio encontra o mar e a gente encontra a paz.



Aaah, Caraíva… Impossível não soltar suspiros cheios de saudades ao lembrar dessa viagem.


Sou uma apaixonada assumida pelos destinos baianos. Amo a vibe das praias contornadas de coqueiros, as cores e sabores, o sorriso frouxo dos moradores locais… E na minha amada Caraíva, tudo isso transparece de uma maneira ainda mais singular. 


Caraíva é um pequeno povoado com cerca de 1.000 habitantes. Para chegar nesse precioso paraíso da Bahia, é preciso antes de mais nada enfrentar uma estrada sofrida, cheia de solavancos. Chegando em Nova Caraíva você deixa o carro e ainda tem que atravessar de barquinho até o vilarejo. Em Caraíva não entram carros, todas as ruas são de areia e o único meio de transporte são as carroças. Esqueça as malas de rodinha e o salto alto, leve apenas o necessário tanto fisicamente quanto mentalmente. A partir do momento que você atravessa o rio e desembarca do outro lado, a sensação é de estar entrando em outra dimensão. 


Até os sons ao seu redor mudam, dando lugar a um silêncio de paz e tranquilidade.

Tranquilidade essa que só é quebrada pelo som do forró que envolve a noite madrugada a dentro. 


Para encontrar um arrasta-pé do seu gosto, basta se dirigir até a Beira Rio, local de encontro da galera que busca um pouco de agito nessa pacata vila. É também na Beira Rio que você encontra o melhor pastel de arraia que se tem notícias, além de um pôr do sol pra ninguém botar defeito. 

Agora se você gosta mesmo é de uma boa praia, espere se encantar com as praias da região. A Praia de Caraíva é a que fica mais próxima da vila e onde se concentra todo o burburinho na alta temporada, sendo muito bem servida de bares e restaurantes. O encontro do rio com o mar é um espetáculo à parte, um deleite pra quem chegou ali em busca de renovar as energias. Já a Praia do Satu, famosa pelas piscinas naturais que se formam na maré baixa, pode ser acessada por barco ou a pé, em uma caminhada de 3km. Um pouco mais distante, a 9km de distância, você pode aproveitar pra conhecer a também famosa Praia do Espelho. E saindo de Caraíva você também pode chegar em uma das praias mais isoladas da Bahia, a Praia de Corumbau. Localizada no município de Prado, o acesso é feito de barco, de bugue ou a pé, dependendo da sua disposição. 


E por falar em disposição, prepare as canelas. Uma simples caminhada pelas ruas de areia fofa, já é capaz de deixar qualquer um com o coração acelerado – seja pelo esforço ou por encantamento. 


É impossível não se apaixonar pela simplicidade dessa vila ao fazer um passeio por ela. As casinhas coloridas e floridas que, apesar de modestas, guardam um capricho que só os de olhares mais atentos podem perceber; as crianças brincando na rua sem se preocupar com o perigo que espreita as grandes cidades; seus moradores, que apesar de pessoas tão simples, não hesitam em abrir um sorriso ao te dar um bom dia/boa tarde/boa noite; as ruas escuras à noite, que deixam ainda mais impactantes as estrelas do céu. 


Há lugares que é preciso conhecer de corpo, alma e coração. E Caraíva, com certeza, é um desses lugares. Não importa se você chegou ali acompanhada ou sozinha, não há quem saia de Caraíva sem um novo amor, uma nova amizade, uma nova saudade.  


Encontre-a no Instagram @claraazeredo

bottom of page