Os benefícios de uma alimentação saudável.



A alimentação tem um grande impacto no nosso cérebro, cognição e estado emocional.

Assim como os nossos órgãos, o cérebro precisa de certas vitaminas para funcionar normalmente.


Uma dieta com a combinação certa de vitaminas, minerais, óleos e gorduras saudáveis pode ajudar a melhorar nossas funções cerebrais, níveis de energia, memória, além de controlar as emoções.


Por outro lado, ter uma alimentação inadequada, pobre em nutrientes, pode causar ou agravar uma saúde mental ruim em crianças, adolescentes e adultos.

Algumas vitaminas são necessárias para a formação de neurotransmissores, como por exemplo a serotonina, enquanto outras fornecem energia para células cerebrais ou as protegem de danos.


São elas:


– As vitaminas do complexo B: B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotônico), B6 (piridonxina), B7 (biotina), B9 (folato), B12.

– Selênio

– Vitamina D

– Vitamina C

– Vitamina E

– Magnésio

Além das vitaminas, a cúrcuma e o  ômega 3 também possuem um papel importante para o nosso cérebro, principalmente na concentração.


Precisamos entender que a nossa alimentação não reflete somente na nossa condição física. A saúde de nosso cérebro é altamente impactada pela comida que ingerimos e sua importância não pode ser subestimada.


Uma alimentação saudável e equilibrada pode, inclusive, ajudar na recuperação de transtornos mentais, como a ansiedade e depressão.


Com o ritmo de vida acelerado que temos hoje e a pandemia em que estamos passando, os casos de ansiedade, depressão e outros transtornos mentais na população aumentou significativamente.


A forma como nos alimentamos pode contribuir para a incidência desses transtornos ou auxiliar na prevenção deles. Isso porque o nosso cérebro utiliza parte da ingestão total de energia e nutrientes para o seu funcionamento. A sua estrutura e funções por exemplo, precisam de aminoácidos, gorduras, vitaminas e minerais, entre outros.

É importante frisar que a comida sozinha não conserta os problemas de saúde mental.

De forma geral, ter uma saúde mental boa também significa estar feliz com a gente, estar com a autoestima boa, ser uma pessoa positiva, ter um cotidiano sadio e isso não irá só fazer bem ao corpo, mas também irá aumentar a sua expectativa de vida, apresentando reflexos na saúde emocional, com uma incrível sensação de bem-estar.

6 maneiras de melhorar seu dia a dia:

  1. Praticar atividades físicas. Se manter sempre em movimento.

  2. Ter um sono de qualidade.

  3. Meditar, se energizar com o sol e praticar a gratidão.

  4. Ter a família e os amigos sempre por perto. Cultivar laços sociais.

  5. Fazer terapia sempre que possível para praticar o autoconhecimento.

  6. Viajar.

Para servir de incentivo, vou deixar aqui os principais benefícios de ter uma alimentação saudável:


Uma Vida com mais saúde, livre de doenças.

Mais energia e disposição no dia a dia.

Uma pele mais bonita, cabelos brilhosos, aumento de autoestima.

E o principal: viver com bem-estar!


Matéria de