Visconde de Mauá



Visconde de Mauá, um destino pra quem ama energia mística, ótimas hospedagens e comidas deliciosas.


Localizada no município de Resende no Rio de Janeiro, cravada na Serra da Mantiqueira a 1200 metros de altitude, a região de Visconde de Mauá é um refúgio sagrado pra quem ama contato com a natureza. Ali o tempo parece que parou em meio a vilas rústicas, mas que ainda assim proporcionam todo conforto e praticidade aos seus visitantes.


Pra entender melhor a região, saiba que ela é dividida em três vilas: a vila de Visconde de Mauá, a vila de Maringá – que por sua vez se divide em dois estados separados por uma ponte: Maringá/RJ e Maringá/MG -, e por fim a vila de Maromba. De uma à outra, leva-se em torno de 10 minutos de carro.

“E já que falamos de magia, uma das coisas que mais gosto nessa região é a sua vibe mística, que se faz presente em várias casas, hospedagens, restaurantes e lojinhas.”

A grande atração da região é a sua natureza exuberante, composta por pelo menos 100 cachoeiras já catalogadas, além de poços de águas cristalinas, mirantes, trilhas mata á dentro e passeios de jeep ou carros 4×4.


Entre suas cachoeiras mais conhecidas, destacam-se a Cachoeira do Escorrega, um tobogã natural de 30 metros formado por uma pedra lisinha, que faz a alegria dos mais aventureiros que escorregam por ali; a Cachoeira de Santa Clara, que possui uma queda de 40 metros e uma piscina natural deliciosa; a Cachoeira Véu da Noiva, que assim como o próprio nome diz, possui uma queda semelhante a um comprido véu; o Poção da Maromba, que ainda que possua uma queda pequena, tem um atrativo próprio para chamar de seu: uma pedra de 8 metros de altura de onde os mais corajosos se arriscam a pular; e por fim as Cachoeiras do Alcantilado, um complexo composto por 9 belíssimas cachoeiras enfileiradas em sequência.

Outra atração da região é sua rede hoteleira, que conta com hotéis e pousadas super charmosos, que atendem a todos os tipos de gostos e bolsos. É possível ficar em uma super suíte com hidro no banheiro e piscina privativa, mas também existem opções mais em conta pra quem não deseja gastar tanto, porém se hospedando com muito conforto.


Apesar da grande maioria das hospedagens focarem no romantismo, já que a região é muitíssima propícia para quem vai em casal, há também opções mais voltadas para famílias com crianças ou grupos de amigos.


Agora sabe quando um lugar te prende pela barriga? Pois a região de Visconde de Mauá é bem assim! Apesar de suas vilas ainda manterem ares de cidadezinha de interior, muitos de seus restaurantes ganharam fama através de seus chefs renomados e dos pratos autênticos apresentados no cardápio.


Entre as muitas opções, você encontra pizzarias, gastronomias francesa e italiana, restaurantes tradicionais que servem a famosa truta – prato típico da região-, comidinhas caseiras e até restaurantes mais voltados a proporcionarem experiências diferentes, como por exemplo um restaurante com um cardápio todinho feito de cogumelos e onde a bebida da casa se chama Cachaça Mágica, uma alquimia feita com elementos da natureza, que têm o poder de mexer maravilhosamente com o nosso paladar.


E já que falamos de magia, uma das coisas que mais gosto nessa região é a sua vibe mística, que se faz presente em várias casas, hospedagens, restaurantes e lojinhas.


Passeando pela Alameda Gastronômica, rua onde se concentram a maioria dos restaurantes, você com certeza verá lojinhas e ateliês decorados com todo tipo de acessórios místicos, como bruxinhas, fadas, duendes, vassouras e chapéus de bruxa. Todo esse esoterismo existe por conta de um centro energético potente, que dizem vir da “montanha mágica” de Visconde de Mauá, e que atrai há muitos anos já hippies e todo tipo de místicos ao local. Das três vilas, a vila de Maromba é onde mais se faz presente essa energia. Portanto, não se espante se estiver por lá e encontrar alguma bruxa ou gnomo pelas matas, pois segundo dizem as lendas da região, as matas de lá são repletas deles.


Independentemente de você acreditar ou não nessa magia, Visconde de Mauá é realmente um lugar mágico, capaz de balançar o seu coração. O ar puro, o canto dos pássaros a qualquer momento do dia, o sorriso tímido de seus moradores, o cheiro da terra molhada, tudo isso consegue fazer com que você esqueça por alguns dias a agitação das cidades grandes, o barulho dos engarrafamentos, a rotina louca a qual somos tão acostumados.

Chegando em Visconde de Mauá, apenas se desligue, guarde seus problemas em alguma gavetinha da mente e se conecte com a sua natureza e tudo de bom que ela possa te oferecer.


Matéria de Clara Azeredo para a coluna bolsa de viagem

Encontre-a no Instagram @claraazeredo

#viagem #viajar #montanhamagica #cachoeira #viscondedemaua #natureza