3 min

Alopecia: um drama real

Atualizado: 18 de fev de 2023

Um dos momentos mais marcantes do Oscar 2022 foi quando Will Smith agrediu o comediante Chris Rock após o mesmo fazer piada sobre o visual careca da esposa do ator, Jada Pinkett Smith.

A atriz, apresentadora e cantora sofre de alopecia, caracterizada pela redução total ou parcial de cabelos. Jada revelou ser portadora da doença em 2018, durante um programa dela no Facebook.

De acordo com a American Hair Loss Association, as mulheres representam cerca de 40% das pessoas que sofrem de queda capilar nos Estados Unidos.

Além de escritora, sou médica e achei importante trazer esse assunto hoje. Entenda melhor a doença e o drama que ela causa:

A alopecia é uma condição que provoca a perda repentina de fios do couro cabeludo ou de pelos de qualquer outra parte do corpo. A queda ocorre em grandes quantidades em determinadas áreas, proporcionando a visualização da pele que antes era coberta.

Ela pode acontecer por diferentes causas, sendo classificada em 2 principais tipos:

Alopecia Areata: causada por fatores autoimunes (quando células do organismo atacam outras dele próprio) ou emocionais. É caracterizada por intensa queda capilar em determinadas áreas, resultando no aparecimento de placas redondas com ausência de pelo no couro cabeludo.

Alopecia Androgenética: também chamada de calvície, é provocada por fatores genéticos, associados à taxa de testosterona na corrente sanguínea, e por isso é mais frequente na população masculina.

Não é contagiosa, afeta tanto mulheres quanto homens e pode acontecer em pessoas de todas as idades. O problema pode ser desencadeado por inúmeros fatores de ordem genética, hormonal e até emocional.

“A alopecia, doença que não faz distinção entre pessoas comuns e famosas, nem sempre responde bem aos tratamentos disponíveis. Ela causa bastante sofrimento principalmente para pacientes do sexo feminino, já que a nossa sociedade aceita com muito mais facilidade um homem careca, do que uma mulher que não tenha cabelos.”

Além dos fatores genéticos, o estresse, dietas radicais e mudanças no estilo de vida também podem interferir nos ciclos de crescimento capilar. Em alguns casos, a queda pode ser um sinal de alerta para outros problemas médicos latentes, como doenças da tireoide e anemia, por exemplo. Portanto, se estiver perdendo mais fios diariamente que o habitual, procure um médico ou médica dermatologista.

A alopecia, doença que não faz distinção entre pessoas comuns e famosas, nem sempre responde bem aos tratamentos disponíveis. Ela causa bastante sofrimento principalmente para pacientes do sexo feminino, já que a nossa sociedade aceita com muito mais facilidade um homem careca, do que uma mulher que não tenha cabelos.

Lidamos com inúmeras cobranças que vão desde o fato de termos que nos esforçar em dobro para provar nossa capacidade e valor no mercado de trabalho, até a questão estética, que nos faz às vezes cometermos loucuras em busca de nos aproximarmos dos padrões de beleza, que beiram cada vez mais à perfeição.

Sermos motivo de chacota por questões de saúde que fogem do nosso controle é absurdo! Jada é uma mulher linda e talentosa e achei lamentável ser exposta daquela forma.

Mesmo quem usa a cabeça raspada apenas por gosto particular, merece respeito. Sou totalmente contra qualquer tipo de violência, mas Chris Rock bem que mereceu o tapa que levou.

Desejo que nós seres humanos, homens ou mulheres, aprendamos o quanto antes a termos mais empatia uns pelos outros.

Cuide-se! Beijos e até a próxima!

Renata R. Corrêa para a coluna Universo feminino

Encontre-a no Instagram: @renata_rcorrea