2 min

O fenômeno da literatura erótica

Atualizado: 18 de fev de 2023

Libertação e empoderamento feminino.

Você gosta de ler livros eróticos? Sente-se à vontade para falar sobre sexo, ou o assunto ainda lhe constrange?

Desde que 50 tons de cinza foi lançado, em 2011, mesmo causando uma divergência de opiniões sobre a obra, a trilogia vendeu mais de 150 milhões de exemplares ao redor do mundo e, em 10 anos, provocou uma espécie de revolução no mercado literário mundial.

Romances eróticos, aqueles com cenas de sexo explícitas, e que focam na sensualidade, saíram das bancas de revistas e das prateleiras escondidas das livrarias para ganharem local de destaque e conquistaram de vez o público feminino.

O impacto disso? Mais leitoras assíduas, mais mulheres satisfeitas na cama, mais escritoras se aventurando no gênero e recebendo dinheiro com suas histórias.

Mas já parou para se perguntar por que esses romances fazem tanto sucesso entre o público feminino? Existem várias pesquisas e publicações sobre o assunto e, dentre as conclusões a que chegaram, vou citar abaixo, com minhas palavras e interpretação, 5 motivos para todo esse frenesi.

Confira e me diga aí se concorda:

Gostamos da sensação de excitação que temos durante as leituras; nos sentimos libertas, ousadas, empoderadas e inspiradas a experimentarmos coisas novas com nossos parceiros;entendemos que merecemos conhecer melhor nossos corpos e sentirmos prazer na cama, assim como as protagonistas dos livros hot que lemos;compreendemos que sexo não precisa ser tabu e passamos a falar sobre o assunto mais abertamente com as amigas e com nossos parceiros, com isso a vida íntima melhora muito;durante as leituras, podemos nos desligar um pouco da realidade (muitas vezes tão dura, não é mesmo?) e embarcarmos em aventuras com milionários maravilhosos e gostosões, ao nos imaginarmos no lugar das mocinhas das histórias.

Se você, minha amiga, já se tornou fã dos livros eróticos e viu sua vida pessoal ser transformada, parabéns! Nunca deixe que te diminuam pelo seu gosto literário. Se te criticarem, permita que entre por um ouvido e saia pelo outro. O importante nessa vida é a gente ser feliz.

Ninguém se torna vadia por gostar de ler romances safadinhos, tampouco nós escritoras do gênero somos uma cambada de depravadas (sim, eu escrevo hot, com muito orgulho!).

Muito pelo contrário, tanto as leitoras como as autoras são mulheres comuns, sérias quando precisam de ser, muitas vezes casadas e mães. Sabemos muito bem diferenciar ficção da realidade e fazemos bom proveito do que lemos, não é mesmo? Que continuemos assim!

Agora se você ainda não se rendeu aos livros eróticos, se tem vergonha de falar sobre sexo e acha que sua vida a dois, entre quatro paredes, poderia ser bem melhor, deixo aqui o convite para conhecer meus romances e de outras tantas autoras nacionais e internacionais.

Leia com a mente aberta, deixando os preconceitos de lado e se permita ser ousada. Desejo que as histórias lhe tragam inspiração para experimentar coisas novas a dois e que isso apimente seu relacionamento amoroso e gere muitos momentos de prazer.

Você merece, gata!

Beijos e até semana que vem.

Renata R. Corrêa para a coluna Universo feminino

Encontre-a no Instagram: @renata_rcorrea