4 min

O poder da autoconfiança e da lei da atração

Atualizado: 18 de fev de 2023

Já se pegou pensando por que certas pessoas parecem conseguir tudo o que desejam, enquanto para outras as coisas costumam ser difíceis, até inalcançáveis? Eu tenho uma teoria a respeito. Para mim, o segredo é a autoconfiança e a fé, e nem estou falando de religião, mas sim de acreditar. A diferença entre esses dois tipos de pessoas, está na seguinte questão: as primeiras acreditam que vão conquistar seus objetivos e confiam em si mesmas, se comportando como se já tivessem alcançado o que desejam; as segundas apenas sonham com isso e acabando se sabotando o tempo todo.

Eu tinha uns 18 anos quando ouvi falar, pela primeira vez, sobre a lei da atração. Achei a teoria excepcional e passei a exercitá-la em minha vida. E vou te dizer uma coisa, minha amiga… pode soar fantasioso demais, no entanto quando começamos a mentalizar o que queremos, repetimos em voz alta como um mantra e acreditamos mesmo que vamos conseguir aquilo, nossa autoconfiança se eleva, vibramos positivamente e emitimos boas energias para o Universo e, de uma forma meio mágica, ele conspira ao nosso favor e, de repente, tudo flui e começa a acontecer, nos direcionando para os nossos objetivos.

“A lei da atração é maravilhosa, mas atenção: ela funciona para o bem e para o mal.”

Você já deve ter ouvido falar sobre a história do Jim Carrey e o cheque de 10 milhões de dólares, mas caso ainda não conheça, vou comentar brevemente o ocorrido. Em entrevista para Oprah, ele contou que estava numa fase difícil da vida, sem dinheiro, que não tinha nada e iniciava a carreira de ator. Então começou a se visualizar como um artista de sucesso, com diretores interessados em seu trabalho e pessoas elogiando suas atuações.

Enquanto dirigia, ele repetia para si mesmo, em voz alta, que tinha tudo o que queria. Diz que começou a fazer isso após ler livros de autoajuda. Alguns anos depois, munido de fé e com uma confiança inabalável em si mesmo de que o sucesso chegaria, fez um cheque de 10 milhões de dólares, datado para 5 anos depois e colocou em sua carteira. A partir de então, ele visualizava que ganharia aquele dinheiro e descontaria o cheque.

Trabalhou duro, deu o seu melhor, e em 1995, menos de 5 anos depois de ter guardado o tal cheque, que ele conta que já estava se deteriorando dentro da carteira, foi contratado para gravar o filme Debi & Loide e com o sucesso de bilheteria, acabou recebendo 10 milhões de dólares. Como ele diz ao final da entrevista, não basta apenas se visualizar conquistando o que deseja e depois ir comer um sanduíche, tem que fazer a sua parte também.

Juro que fico até arrepiada ao ouvir ou contar para alguém essa história, porque penso nas coisas que consegui e que quando menina me imaginava sendo ou tendo e carrego comigo a confiança de que ainda alcançarei outras coisas que desejo.

Ainda falando sobre a lei da atração, a própria Oprah Winfrey é outra celebridade que a pratica e seu relato de como conseguiu um papel no filme A cor púrpura, após desejar muito a acreditar que isso aconteceria, e de tudo que conquistou na vida, é emocionante. Aliás, essa mulher é muito foda, um grande exemplo para todas nós. Seu programa de TV The Oprah Winfrey Show, que ficou no ar por 25 anos e se encerrou em 2011, foi o talk show de maior sucesso da TV americana e ainda hoje ela é considerada uma das maiores apresentadoras de todos os tempos. Apresentadora, atriz, jornalista, psicóloga, empresária, repórter, editora, produtora e escritora, Oprah, segundo a revista Forbes, foi eleita a mulher mais rica do ramo do entretenimento do século XX, a maior filantropa de todos os tempos, e a primeira mulher negra a ser incluída na lista dos bilionários, em 2003. Hoje ela se dedica à sua revista e à sua própria rede de TV, além dos projetos pessoais. Um verdadeiro fenômeno!

Observando os famosos e “pessoas comuns” comecei a perceber exatamente o que falei aqui no início. Os que têm alcançado feitos impressionantes são justamente aqueles que mais têm autoconfiança, que acreditavam, desde o início, quando ainda não tinham nada, que venceriam, que realizariam seus sonhos, e que praticavam a lei da atração, mesmo sem terem conhecimento sobre ela.

Um grande exemplo disso para mim é a Anitta. Em várias entrevistas, a cantora já disse que desde muito nova, de forma inconsciente, utilizava essa energia poderosa da lei da atração através de visualizações criativas. Ela construiu uma carreira sólida aqui no Brasil e está começando agora no exterior. Não tenho dúvidas de que será bem-sucedida e não apenas por ser bonita, gostosona, ter sex appeal e por cantar bem, mas porque é inteligente, simpática e confiante. Basta vê-la tão natural e confortável em entrevistas para programas americanos, para percebermos que ela está no caminho certo. Mesmo no início da carreira, Anitta já se comportava como se fosse famosa. Chegou onde queria e vai conquistar tudo o que ainda deseja.

A lei da atração é maravilhosa, mas atenção: ela funciona para o bem e para o mal. Quando queremos muito algo, mas só falamos sobre as dificuldades, nos lamentamos, vitimizamos e deixamos o medo e a insegurança nos dominar, mesmo que inconscientemente, estamos emanando energias ruins para o Universo e nos sabotando.

A partir de hoje, quero que faça um compromisso consigo mesma: espante os pensamentos negativos, elimine do seu dia a dia as reclamações desnecessárias e as palavras ruins, e comece a se imaginar sendo e tendo tudo o que sempre sonhou.

Quando estiver sozinha, diga em voz alta que é uma pessoa de sucesso, que tem muito dinheiro, que tudo que conquista acontece porque é merecedora, vem para o seu bem, sem prejudicar ninguém.

Já ouviu aquela velha frase “finja até que consiga ser”? Pois bem, além do mantra diário, se comporte como se já fosse a mulher que quer ser. Acredite, tenha autoconfiança, vibre positivamente e corra atrás do que anseia, porque o sucesso te espera, gata! Vá lá e arrase, com certeza um futuro brilhante está por vir!

Beijos e até a semana que vem!

Renata R. Corrêa para a coluna Universo feminino

Encontre-a no Instagram: @renata_rcorrea