2 min

Orgulho SEM preconceito

Atualizado: 19 de fev de 2023

Para muitas pessoas, a palavra orgulho tem uma conotação negativa, traz à memória a sensação de arrogância, de desconexão, de comparação onde uma pessoa orgulhosa é (ou se sente) melhor que outra.

Está mais que na hora de ressignificarmos a palavra orgulho dentro de nós!

Sentir orgulho de si mesma significa gostar/estar em paz/estar feliz com quem se é, com quem se tornou, reconhecendo suas próprias superações e conquistas, não em relação à outras pessoas, mas apenas para com si mesma.

Orgulho é parte integrante do amor próprio, da autoestima, e da autoconfiança!

Orgulho foi por tempo demais confundido com arrogância, assim como o amor próprio ainda é entendido como egoísmo por muitas pessoas, infelizmente.

Orgulho não é arrogância assim como amor próprio não é egoísmo.

Por que o orgulho LGBTQIA+ é importante?

Porque para a saúde física, mental e emocional de uma pessoa ela precisa sentir orgulho de quem é, com suas características e singularidades, sem comparação.

“É especialmente importante que as minorias se sintam orgulhosas de quem são, da sua cor, das suas curvas, das suas rugas, de suas origens, dos seus desejos, e de suas escolhas.”

É especialmente importante que as minorias se sintam orgulhosas de quem são, da sua cor, das suas curvas, das suas rugas, de suas origens, dos seus desejos, e de suas escolhas. Disso depende a saúde social, onde todos se sintam bem em suas peles.

Eu sempre digo que gente feliz não incomoda ninguém.

Quem está em paz consigo mesmo não se sente ameaçado por quem é diferente.

A homossexualidade de uma pessoa não ameaça a heterossexualidade de ninguém, a menos que esta não esteja bem resolvida!

Desejo viver em um mundo em que TODES possam – e sintam – orgulho de quem são, especialmente de suas histórias de vida e de suas singularidades!

Sem dúvidas, seria um mundo com muito menos angústias e dores da alma.

Sinta orgulho de você! Sem condições, sem desculpas, sem se justificar, sem adiar. Quando você chegar lá, expresse seu orgulho, sem vergonha, brilhe mesmo, sem medo, você vai perceber o quanto isso é potente, e que fazendo isso, você estará “dando autorização” para que todas as mulheres, todas as pessoas também se sintam bem na própria pele, sem vergonha, sem desculpas, sem se justificar e sem adiar.

Fabi Guntovitch para a Revista MS

Disponível nas colunas:

Psicanálise Feminina

Universo feminino

Empoderamento feminino

Encontre-a no Instagram: @fabianaguntovitch