Entenda a Ayurveda, a medicina do equilíbrio



A ayurveda é uma terapia milenar focada no equilíbrio do corpo, da mente e do espírito para uma vida saudável e uma longevidade vigorosa. Por ter uma visão holística, é frequentemente relacionada como algo “místico” por quem não conhece a prática. A verdade é que a ayurveda é uma terapia que desenvolve o autoconhecimento e, assim, a autocura.


Nesta matéria, você vai encontrar todas as respostas para entender o que é ayurveda, como funciona, seus benefícios e as principais técnicas associadas.


O que é ayurveda?

O termo é formado por “Ayu” (vida) e “veda” (conhecimento), ou seja, ayurveda significa o conhecimento, ou a ciência da vida. É uma filosofia de cura que guia o indivíduo para que ele retorne ao seu equilíbrio energético e restabeleça a harmonia do seu corpo. Dessa forma, ao estar em equilíbrio, o ser se mantém saudável.


E esse equilíbrio se estende para a natureza e para os outros seres. Afinal, a ayurveda acredita que a energia de cada indivíduo está conectada com o todo, com o universo e com os ciclos naturais da vida.


As literaturas indicam que a ayurveda surgiu na Índia há cerca de 5 mil anos. Por isso, é considerada um dos sistemas de saúde mais antigos do mundo. Acompanhe a história:


Prática milenar e indiana

3.000 a.C: os primeiros registros da ayurveda foram encontrados em uma antiga civilização da região noroeste da Índia.


1.900 a.C: nesse ano foi escrito o livro Atarva Veda, associado à saúde e medicina, e que serviu como um dos pontos de partida para a constituição da prática.


Entre os séculos I e VII: são escritos os clássicos livros da Ayurveda, usados até hoje: Caraka Samhita, Susruta Samhita e Astanga Hrdayam.


Entre os séculos X e XI: os muçulmanos invadiram a Índia e tentaram destruir os livros e registros associados à técnica. Contudo, foram preservados por um Imperador de origem mongol.


Entre os séculos X e XI: com a invasão britânica na Índia, a ayurveda foi proibida e exposta como uma medicina ineficiente.


1947: nesse ano, os britânicos saíram da Índia, fato que deu espaço para a retomada dos indianos e de suas práticas, como a Ayurveda. Ayurveda é uma medicina?


Ayurveda é uma medicina?

Sim. Ao lado da medicina ocidental, conhecida por alopatia, e da medicina tradicional chinesa, a medicina ayurveda também é um caminho terapêutico para cuidar da saúde.

No Brasil, é considerada uma das práticas integrativas do SUS – Sistema Único de Saúde, e complementa tratamentos convencionais.


Já a formação para se tornar um profissional ayurvédico pode ser feita por médicos e outras especialidades, como nutricionistas e terapeutas.


Como funciona a medicina ayurveda?

Na ayurveda, cada ser é único e conta com um código energético exclusivo e original seu. Assim, quando há situações que atrapalham a fluidez dessa energia, acontece o desequilíbrio energético e o acúmulo de toxinas no corpo. Segundo a prática, o resultado desse acúmulo pode desencadear no surgimento de problemas de saúde.


A proposta da ayurveda é realinhar a energia para restabelecer o equilíbrio. Nesse sentido, cada pessoa precisa restaurar corpo, mente e espírito de forma individual e, assim, estimular a autocura e prevenir doenças.


Mas como saber se a sua energia está desalinhada? A Ayurveda conta com princípios para identificar, tratar e reequilibrar o código energético com base nos elementos e nos doshas.