Nil Mendonça

Várias Vozes

Com 24 anos de idade, Nil Mendonça é inserida no cenário cultural há mais de 10 anos. Iniciando sua trajetória como atriz, Nil já atuou em vários espetáculos com a companhia teatral do Grupo Código. Os espetáculos de mais destaques, são: Yaperi_Aquilo Que Flutua (2017), montagem através do programa Territórios Culturais RJ / Favela Criativa; Trilhos (2019), com patrocínio do SESI Firjan através do edital Novos Talentos da Dramaturgia, o espetáculo integrou a programação do evento Baixada em Foco do SESC Nova Iguaçu e de diversos festivais da região como Encontrarte e Mostra Baixada Em Cena; Até (A)onde Vão Suas Raizes? (2021), espetáculo patrocinado pelo SESC através do edital Primeiros Olhares, um espetáculo que conversa com as crianças sobre sua ancestralidade.


Como produtora, Nil já liderou vários projetos com patrocínio público e privado.

Através do Grupo Código, Nil produziu recentemente espetáculo ‘Muros’ com patrocínio da Funarj, já esteve em produções com Oi Futuro, SESC, SECEC, Ekloos, BrasilFoundation, entre outras instituições.


Com a produtora Emú, Nil produziu o espetáculo Mercedes em Campinas (SP) e esteve em temporada no Sesc Copacabana (RJ), na ocupação Mercedes Baptista, em 2021. Nil também já produziu em parceiras com a companhia Rubens Barbot e Confraria do Impossível.


Graduada em Letras pela Universidade Estácio de Sá e graduanda em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal da Bahia, ela também é responsável por ministrar um curso sobre elaboração de projetos culturais para jovens da periferia, com ênfase em Japeri.


Nil é a produtora cultural da CULTNE, na qual também apresenta o programa ‘Gira, CULTNE’ em parceira com o site Mundo Negro.


Encontre-a no instagram: @nil.mendonca

Nil Mendonça