Arraial do Cabo

Arraial do Cabo, o paraíso brasileiro que tem nome e sobrenome



Localizada na Região dos Lagos no estado do Rio de Janeiro, a cidade de Arraial do Cabo vem se tornando ano após ano, um dos lugares de praia mais procurados tanto por brasileiros quanto por estrangeiros. E não é pra menos, já que suas águas estonteantemente cristalinas, apesar de bem geladas, deixam qualquer apaixonado por praia de queixo caído. Quem já conheceu esse paraíso deve saber bem do que eu tô falando, né?


Vizinha de outras cidades igualmente famosas da Região dos Lagos – como Búzios e Cabo Frio -, Arraial do Cabo oferece aos seus visitantes praias paradisíacas de areias brancas, águas que vão do azul ao verde, um dos pores do sol mais bonitos do Brasil, além de várias atividades pra quem não gosta de ficar parado. 


Pra começar, só de praia são em torno de oito, levando em consideração as principais, fora as que ficam um pouco mais fora da cidade. E apesar de não ser uma quantidade tão grande assim, todas elas são lindíssimas. Mas lindíssimas mesmo, não tem nenhuma que seja mais ou menos. 


Conhecida por sua famosa escadaria, as Prainhas do Pontal do Atalaia – que na verdade são duas praias que se unem e acabam formando uma só – é a verdadeira visão do que há de mais perfeito na Terra. Eu que sou uma pessoa emocionadíssima pra conhecer novos lugares me peguei chorando de emoção ao ver aquela paisagem tão perfeita quando fui pela primeira vez. 


Tão linda quanto as Prainhas do Pontal do Atalaia é a Praia da Ilha do Farol, com acesso permitido apenas por barco. Só pra vocês terem uma noção, essa praia já foi eleita a “praia mais bonita do mundo” e anualmente entra na lista das mais bonitas do Brasil, considerando-se a cor e a temperatura da água, o tom da areia, a temperatura média e a velocidade dos ventos. 


Já no centro da cidade, encontra-se a belíssima Praia Grande, que como o próprio nome diz é grande mesmo, viu! São 40km de extensão, percorridas entre areias brancas e finas, dunas, vegetação costeira e mar transparente. Essa praia é conhecida por ter a água mais gelada de Arraial, em torno de 8 graus, mas sempre tem quem se aventure em dar um mergulho, principalmente no verão quando as temperaturas ficam lá em cima. É na Praia Grande também que acontece o espetáculo do pôr do sol mais badalado da cidade, onde todos se reúnem na areia ou no calçadão para contemplar o momento perfeito do sol se escondendo sob as águas da praia. 


Agora pra quem curte fazer passeios, Arraial também tem ótimas opções, tanto na água quanto fora dela. O mergulho de cilindro, por exemplo, é bastante procurado por lá, tanto que a cidade é conhecida como a capital nacional do mergulho. Pra quem tiver coragem de, literalmente, mergulhar fundo por lá, saiba que é possível encontrar uma grande variedade de corais, além de milhares de peixes, tartarugas e até mesmo cavalos marinhos. 


Outro passeio imperdível, principalmente pra quem vai pela primeira vez, é o de barco. No roteiro são feitas várias paradas, entre elas as já citadas Praia do Farol e as Prainhas do Pontal do Atalaia, e também outros pontos que só são possíveis chegar de barco, como a Fenda de Nossa Senhora, a Gruta do Lago Azul e a Pedra do Macaco. 


E fora da água também tem outras opções muito bacanas de passeios, como trilhas, passeios de bugre, além da possibilidade de fazer bate e volta a outras cidades próximas da Região dos Lagos, já que elas ficam praticamente uma ao lado da outra. Como podem ver, o que não falta em Arraial do Cabo são atrações incríveis! 


Mas se me permitem dar um conselho a vocês é: deixem para visitar Arraial na baixa temporada. Por mais que seja tentador aproveitar a cidade no verão, saiba que a cidade fica bastante lotada nessa época, de modo que fica complicado curtir suas atrações com mais calma, além de atrapalhar um pouco a beleza do lugar. Indo fora de temporada, você terá os lugares muito mais vazios e poderá contemplar de fato toda a exuberância desse paraíso tão lindo.


Matéria de Clara Azeredo para a coluna bolsa de viagem

Encontre-a no Instagram @claraazeredo

#litoraldoRio #arraialdocabo #dicadeviagem #viagemnoRio #RiodeJaneiro