top of page

Mar de Minas ­– Capitólio



Quem disse que Minas Gerais não tem mar?!


Capitólio é uma cidade localizada no sudoeste de Minas Gerais, a cerca de 276 quilômetros da capital mineira, Belo Horizonte.


É o destino perfeito e imperdível pelo Brasil que você pode curtir com toda a família. As principais atividades por lá são de turismo de aventura. É claro, essa é minha paixão! Preparem-se, as aventuras por lá são das mais incríveis. Para quem gosta de cachoeiras, trilhas, trekking, rapel, passeio de quadriciclo e 4x4, é o lugar certo.


Sou apaixonada por Capitólio, já visitei a cidade 3 vezes. É a queridinha de Minas Gerais por mim. Esse é aquele destino que pede BIS! Aqui tem muitas cachoeiras de águas cristalinas, cânions, lagoa azul e muita energia positiva.


Gostoso é se divertir nesse cenário convidativo, com paisagens que moldam a natureza de forma tão especial. Com uma população de 8.574 habitantes, Capitólio é banhada pelo Lago de Furnas, um dos maiores lagos artificiais do mundo, com cerca 1.440 km² – quatro vezes maior do que a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. O Lago de Furnas foi criado a partir da instalação da Usina Hidrelétrica de Furnas e banha em torno de 34 municípios.


"Cada lugar que tenho a oportunidade de conhecer é pura gratidão. Viver é sentir a alegria e o amor que a Vida, somente ela, pode te proporcionar."

Também conhecida como Rainha dos Lagos, Capitólio faz parte, junto a outras cidades vizinhas, do circuito turístico Nascentes das Gerais e hoje se tornou, no mercado turístico nacional, um dos lugares mais visitados.


Impressionante, o brilho da água refletindo a luz do sol sobre o Lago de Furnas revela quão grandiosa é a natureza.


A tranquila e charmosa praia artificial Domingos Gonçalves Machado em Capitólio, Minas Gerais, é ideal para uma boa caminhada. Está localizada bem no centro da cidade, que tem restaurantes, pizzarias, sorveterias, farmácias, lanchonetes, bancos e lojinhas de artesanatos. A cidade possui uma culinária mineira deliciosa, com variedade de queijos, doces e pratos típicos da região.


"A cidade possui uma culinária mineira deliciosa, com variedade de queijos, doces e pratos típicos da região."

A noite é ideal para curtir uma boa música ao vivo, passear pelo centro e provar uma deliciosa tilápia recheada. Hum… É um convite irresistível!


Como chegar:

Saindo do Rio de Janeiro para Capitólio, são 634 quilômetros. A viagem durou em torno de 9 horas, considerando 3 paradas para lanchar, ir ao banheiro e esticar as pernas. Fomos de carro e podemos dizer que é o meio de transporte ideal, pois facilita muito a sua locomoção dentro da cidade e também para realizar a maioria dos passeios.


Partindo da grande capital, Belo Horizonte, para Capitólio, são cerca de 276 quilômetros e a viagem dura em média 4 horas. Já para você que vem de São Paulo para Capitólio, são 453 quilômetros, em torno de 6 horas de viagem. Você pode traçar a rota através do Google Maps e escolher o percurso mais econômico para sua viagem em relação à distância e aos custos com pedágio. Para quem vem de mais longe, a opção é pegar um voo até Belo Horizonte, alugar um carro no aeroporto e seguir viagem com destino ao paraíso.


Passeios e atrativos:

O primeiro atrativo que fomos conhecer, o Mirante dos Cânions, contempla de cima dos paredões rochosos o visual esplêndido de uma natureza esculpida com detalhes que mais parece um quadro emoldurado. Com uma pequena trilha até o mirante escondido, é possível avistar as duas cascatas de frente, e seu formato na água é de um coração.


E não para por aí! A tirolesa te leva para uma aventura ainda mais emocionante ao deslizar sobre os cânions de uma ponta a outra, com 600 metros de extensão (ida e volta) e cerca de 100 metros de altura. Se eu fui?! Claro que fiz esse passeio maravilhoso, mesmo com um friozinho na barriga (risos)!


No segundo dia, o passeio de lancha pelo Lago de Furnas não pôde faltar. Com roteiro e parada em várias cachoeiras, incluindo os cânions para contemplação, o Vale dos Tucanos, a Cachoeira Cascatinha, a Lagoa Azul e o bar flutuante. Esse é aquele passeio indispensável.


Após o passeio de lancha, fomos almoçar no Restaurante do Turvo, bem conceituado e tradicional da região. A parte da tarde ficou para relaxar nas piscinas naturais da Cascata Eco Parque, e difícil foi querer sair dali.


Com fácil acesso, a entrada está às margens da MG-050, no quilômetro 315, lugar onde você vai purificar a sua energia com o toque das piscinas naturais e muita paz.Um circuito de 2 quilômetros de extensão, todo margeado pelo Lago de Furnas, com variações de altitude de até 70 metros. O complexo eco parque possui uma estrutura bem legal, com banheiros, bar, área de camping, coleta seletiva e muito respeito à natureza.


No terceiro dia, fizemos um passeio de muita adrenalina em uma troller rumo à Pedreira Lagoa Azul. Esse lugar é surreal, a cor da água é composta por três tons de azul – realmente, esse foi um dos atrativos que amei conhecer. Passeio de um dia inteiro, pois aproveitamos para assistir ao pôr do sol.


No quarto e último dia, resolvemos conhecer uma cachoeira com uma beleza de 186 metros de altura.


Desde que vi essa imagem da cachoeira Casca d’Antas nas redes sociais, guardei no coração o desejo de chegar até esse lugar, e a cada dia ele era mais intenso. Localizada no parque nacional Serra da Canastra, a cerca de 100 quilômetros de Capitólio, sua entrada é pela cidade de São Roque de Minas. E quão grandiosa é essa cachoeira, que em todas as gotículas que molhavam o meu rosto eu sentia o abraço vindo da natureza!Podem ser visitadas a parte baixa e a parte alta; optamos por conhecer somente a parte baixa, pois fizemos o bate e volta.


Para chegar aos pés dessa belíssima cachoeira, você deve pegar a entrada até o portão 4 do Parque Nacional da Serra da Canastra. A partir daí, segue por uma trilha com apenas 1.500 metros. É possível ver a força das águas do rio São Francisco percorrendo caminhos, realizando sonhos e desenhando a pura essência da vida.


Cada lugar que tenho a oportunidade de conhecer é pura gratidão. Viver é sentir a alegria e o amor que a Vida, somente ela, pode te proporcionar.


Até a nossa próxima aventura!


Matéria de Vivi Aventuras para a coluna bolsa de viagem

Encontre-a no Instagram: @@aventuras.vr


bottom of page