top of page

Chapada dos Veadeiros, GO


Viajar para Chapada dos Veadeiros é pura conexão com a natureza, muitas aventuras, trilhas e Cachoeiras.

Para os apaixonados por ecoturismo, a Chapada dos Veadeiros, é o destino certo que combina a energia dos cristais alinhada a paz de espírito que esse lugar transmite. Possuí uma vegetação típica do cerrado, rios cristalinos, cânions, paredões rochosos e belas paisagens.


A região tem uma energia incrível e mística. Por ser cortada em Alto Paraíso pelo paralelo 14, o mesmo que corta Machu Picchu, no Peru, a Chapada fica localizada em cima de uma imensa placa de cristal de quartzo. É um destino que combina a paz da natureza junto a energia dos cristais.


Ficou interessado? Então, é só rolar a tela! Embarque nessa viagem!


Para explorar a Chapada dos Veadeiros, são três cidades de destino possíveis: Alto Paraíso de Goiás com melhor estrutura a 230 km de Brasília; Vila de São Jorge, mais rústica e bem próxima do Parque a 265 km de Brasília, e a cidade de Cavalcante onde está localizada uma das mais lindas cachoeiras, a " Santa Bárbara" a 310 km de Brasília.


E qual a melhor época para Viajar para Chapada dos Veadeiros, GO?

O melhor período para conhecer a região é na época da seca, que vai de abril à setembro. Se quer curtir dias lindos de sol, de junho até agosto praticamente não chove, e o sol brilha intensamente todos os dias para você. Outra vantagem de visitar a Chapada nessa época é que pela falta de chuva, não existe o risco de tromba d'água nas cachoeiras.

O aeroporto mais próximo é o de Brasília, que fica a 230 km de Alto Paraíso.

Alugar um carro no aeroporto, sem dúvida é a melhor opção. A estrada é boa e bem sinalizada, você vai curtindo as paisagens exuberantes do cerrado brasileiro. A vantagem do carro é poder fazer seus passeios por conta própria e criar seu próprio roteiro. É possível viajar com crianças, porém, recomendo visitar atrativos de fácil acesso, com boa estrutura para tornar a viagem mais confortável para você e sua família.


Partindo do Aeroporto de Brasília para chegar na primeira cidade base você deve pegar a BR-020, em direção a Formosa (Goiás), no trevo, depois de Planaltina, pegar a pegar a GO-118. Por volta de duas horas e meia, você chega a Alto Paraíso.


Falando de hospedagem, aqui na Chapada dos Veadeiros as pousadas, bangalôs e hostel têm uma beleza singular com toque de carinho em especial.

Preferimos nos hospedar em Alto Paraíso a cidade tem um comércio local mais aquecido e estruturado. É possível encontrar bancos e caixas eletrônicos, mercados, restaurantes, lanchonetes, bistrôs, sorveterias e lojinhas de artesanato.

Para conhecer as outras cidades bases como São Jorge, faça o mesmo caminho, pela GO-118, só tenha atenção pois a entrada para a vila será um pouco antes, a sua esquerda, pegando a GO-239.


Gastronomia local em Alto Paraíso e São Jorge é bem saborosa, tem comida feita no fogão de lenha que por sinal é a nossa preferida!

Para quem gosta de sair à noite tem pizzarias, churrascarias, petiscarias, barzinhos e lanchonetes por lá.

Já em Cavalcante a cidade é bem mais tranquila e geralmente a noite a galera não sai muito, fica por conta de um bom descanso ao som da natureza. Aqui o ideal é curtir essa vibe maravilhosa!

Nosso roteiro na Chapada foi de 4 dias, programei todos os passeios por conta própria e a viagem foi perfeita.


Nosso primeiro dia fomos conhecer o complexo de cachoeiras Loquinhas.

Localizada bem próximo da cidade de Alto Paraíso, cerca de 4 km de distância do centro da cidade, a Cachoeira das Loquinhas possui nível de dificuldade bem fácil, boa infraestrutura e toda trilha é feita em decks de madeira. Passeio para todas as idades. São vários poços com águas cristalinas um mais lindo que o outro.


No segundo dia fomos cedinho conhecer a cachoeira Santa Barbara e Barbarinha, localizada em Cavalcante. Gente! Que espetáculo da natureza! Essa com certeza é a cachoeira mais cristalina da chapada. Com estonteantes tons de azul encanta turistas e visitantes. Impossível não se emocionar ao chegar neste lugar. Essa cachoeira foi o principal motivo de nossa visita na Chapada dos Veadeiros, Go. Quando vi pela primeira vez a imagem dessa preciosidade natural já me apaixonei e busquei logo planejar a viagem para conhecer esse destino dos sonhos.

A tarde após visitar a "queridinha" da Chapada, fomos conhecer a cachoeira da Capivara com suas quedas formando piscinas naturais convidativas para um bom banho relaxante.


No terceiro dia o presente foi conhecer um lugar moldado pela força da natureza, o Vale da lua é realmente impressionante. As formações rochosas, formadas pelo acúmulo de diversos minerais a pelo menos 2,5 milhões de anos é algo inexplicável. Esse é um passeio que você não pode perder, vale muito apena. Sem contar, o visual ao redor das trilhas por onde se caminha, é fantástico!

A trilha é de nível bem fácil, são em torno de 1200 metros (ida e volta), por sinal bem sinalizadas. É importante observar as sinalizações das piscinas e verificar quais estão autorizadas para banho - não acesse nenhuma que esteja bloqueada pois é perigoso e tem risco. A paisagem vista nesse lugar é impossível e difícil não tirar muitas fotos. Aproveitamos para já conhecer as Cachoeiras Almécegas I e II, na parte da tarde, pois as duas atrações ficam no mesmo caminho saindo de Alto Paraíso de Goiás, em direção ao município de São Jorge, pela GO-239.

Complexo muito procurado pelos viajantes que chegam à Chapada dos Veadeiros. É possível aproveitar as três cachoeiras de uma vez, estão localizadas na Fazenda São Bento e podem ser facilmente acessadas. O caminho até às cachoeiras é sinalizado e não é necessário guia local.

A Cachoeira Almécegas I oferece um dos mais exuberantes cenários da Chapada, seja do alto de um lindo mirante, ou sob um belo banho nas duchas de quedas d’água. A distância da trilha, com cerca de 2 km (ida e volta) desperta sensação de desejo realizado e recompensa ao avistar tamanha paisagem. A cachoeira Almécegas II, tem uma trilha bem curta de apenas 300 metros, é de fácil acesso sendo todo percurso plano. Possuí 10 metros de altura, com um grande poço para banho, na parte de cima se formam piscininhas naturais. Ótima opção para quem vai com crianças, pois, a diversão é para toda família.

Com tantas belezas naturais por aqui, almoçamos no restaurante da fazenda São Bento e passamos a tarde toda por lá!



Nosso último dia de aventura fomos conhecer o complexo Macaquinhos, localizado a aproximadamente 44 km da cidade de Alto Paraíso. O passeio foi sensacional, com 10 cachoeiras gigantes e poços belíssimos para banho.

Esse é um roteiro de difícil acesso, mas, que vale cada minuto neste paraíso. Para chegar até a portaria do complexo de cachoeiras Macaquinhos é necessário seguir pela BR-020 sentido Brasília, por cerca de 13 km saindo de Alto Paraíso. Após terminar o asfalto seguindo viagem serão mais 31 km de estrada de terra. Acredite todo esse esforço é recompensado ao chegar neste lugar magnífico.

O circuito das trilhas Macaquinhos tem duração de aproximadamente 6 Km ida e volta.

As cachoeiras que você vai conhecer são: Banho dos Macacos, Poço Sereno, Cachoeira Lunna, Pedra Furada, Banho Pelado, Poção do Jararacuçu, Poço do Jump, Cachoeira da Luz, Cachoeira da Caverna, Cachoeira do Encontro.


Cada cachoeira que fomos conhecendo, os olhos foram brilhando ainda mais. Escolher qual parte desse passeio gostamos mais? Isso é praticamente impossível dizer. Posso recomendar sem sombra de dúvidas para, você, caro leitor que visite a Chapada dos Veadeiros, GO. Destino pelo Brasil que tivemos uma experiência mágica e carregada de muitas energias cristalinas!

Te espero em nossa próxima aventura pelo Brasil!


Vivi Freitas para a coluna Bolsa de Viagem

Encontre-a no Instagram: @aventuras.vr

bottom of page