A maternidade! Ah, a maternidade! Como essas exclamações, repetidas vezes, terão significados diferentes? Nasce uma criança, nasce uma força chamada mãe. Um amor que até então, não se conhecia. Não existem roteiros ou manuais de instruções. Cada filho é único! São desafios diários, rotinas distorcidas...mas aquele olhar, aquele sorriso e estamos prontos para começar tudo outra vez.
Mas não devemos romantizar. Não é uma historinha ou conto de fadas. É real! Verdadeiro! E me pergunto se não poderia ter sido mais simples? Deus criou um filho para cada mãe e isto basta! As cobranças e comparações nos fazem achar que nunca é suficiente. Tem que ter mais! Fazer mais! E agora, percebo que não é bem assim.
Vou compartilhar algumas dicas que poderiam ter tornado minha vivência mais prazerosa, tranquila e com menos dívidas.
O enxoval - Sempre fui econômica. Mas quando soube que teria meu primeiro filho, meu perfil financeiro saltou para a gastadora. Na segunda gestação, quando descobri que teria uma menina, me tornei a maior gastadora do planeta! Estourei o limite do cartão de crédito e quando esqueci a senha do cartão, meu marido ergueu as mãos aos céus e agradeceu imensamente. Eu achava que deveria comprar tudo de melhor e mais bonito. Quando o menino nasceu, entendi que as roupas mais bonitas eram mais trabalhosas. Tudo precisava ser prático. E o pior: quando minha filha nasceu, com mais de 4 kg, nada do que comprei serviu. Doei tudo e precisei comprar outra vez.
Dica: Compre roupas práticas para o dia a dia. Não precisam ser muitas nem caras. Eles crescem muito rápido.
O quarto - Papel de parede, nichos, quadrinhos, trocador, cômoda, armário e bichinhos de pelúcia. As crianças nasceram alérgicas. Pediatra e alergista pediram para minimizar o quarto! Sim! Para facilitar a limpeza, manter o ambiente arejado e evitar poeira. Gente, e as cortinas? Comprei. Lindas! Coloquei para lavar, amarrotaram de tal forma e davam tanto trabalho para recolocar que só usei uma vez, acredita?
Dica: Pense em um ambiente confortável que facilite a limpeza e os cuidados com o bebê. Faça pesquisas antes de comprar, inclusive em brechós. Por que não? Você, também, pode disponibilizar os móveis do seu bebê nestes estabelecimentos e fazer um dinheiro quando desejar trocá-los novamente.
Chá de Fraldas ou chá revelação - É muito comum comprarmos ou pedirmos itens que não teremos tempo para usar. Eu cismei com garrafa térmica e algodão para limpar os bebês com água morninha. De onde saía tanto cocô, meu Deus! Nunca usei. Nunca!!!! Bom mesmo foi o lenço umedecido.
Dica: Faça uma lista racional. Peça o que terá condições de utilizar. Cuidado com o orçamento de festas como Chás de Revelação e de Fraldas. Lembre que ainda tem muitas coisas para acontecer até o nascimento.
Bolsa para a maternidade - Eu levei 3 bolsas para a maternidade, nas duas vezes. Isso mesmo! Não aprendi nada, não é mesmo? Sempre achava que poderia precisar de algo. Conclusão: perdi a manta linda que minha avó mandou fazer de presente. Acho que esqueci na maternidade. Sei lá? Tantas bolsas.
Dicas: Faça uma lista com o que pretende colocar na bolsa. Feito isso, faça um corte na lista. Faça o segundo corte e se necessário, o terceiro. Amiga! Na correria, até quem se preparou para te ajudar, se atrapalha. Normal.
Festa de 1 ano - Esta festa é para os pais, não para o aniversariante. Lembre-se que é o primeiro aniversário, de muitos. Planeje-se com antecedência. Procure um bom ambiente para as crianças brincarem. Deixe espaço para correrem, pularem, se sujarem. Deixe serem crianças! Não extrapole seu orçamento. Além disso, depois de mais 12, 24, 36, 48 meses virão outros aniversários e você não vai deixar passar em branco. E vai sempre dizer: é só um bolinho.
Dica: Faça um planejamento. Não feche com o primeiro lugar que te encantar. Faça vários orçamentos e negocie. Não faça gastos que não pode suportar para que a primeira festinha do seu bebê não se torne um momento estressante. Vocês não merecem isso.
Depois ainda virão a escola, a natação, o ballet, o inglês, as férias, os natais, os dias das crianças, as festas dos amiguinhos e assim vai por toda linda jornada dos nossos amores. Mas isso é assunto para uma nova pauta.
Cíntia Azara (colunista convidada) para a coluna Desabafo de Mãe
Encontre-a no Instagram: financascomindependencia