top of page

Livre?


Pense sobre o conceito de liberdade. Só por um instante, por um momento...


Pense se você nasceu livre na sociedade que a cerca. Pense na opressão do passado e na do presente. O que você precisava para se sentir livre antes e agora?


Perceba se valeu a pena os quilômetros que você ou os seus percorreram até aqui, e veja se a liberdade alcançada foi suficiente, mais ainda, se essa liberdade é real.


Não olhe para os lados e evite notar a liberdade que os outros têm a mais que você, apenas olhe para si, para sua existência neste momento e entenda se você pode considerar-se livre de fato, com todas as funções de direito que acompanham este pleito. Perceba-se independente em suas vontades soberanas e verifique se existem amarras que te impedem de falar, de escrever, de se expressar.


Encontre dentro de você o verdadeiro conceito de liberdade, aquele que não mede palavras para encontrar o sentido que você busca colocar em algo; perceba-se sem alegorias ficcionais e fantasiosas para encobrir a verdade dos fatos que você gostaria de abordar. Encontre as palavras que você quer usar sem o medo do julgamento, do cancelamento ou mesmo da multa que acompanhará uma petição de censura moral, social ou política sobre sua voz.


E que voz é essa se não podemos projetá-la? Que valor têm as palavras que não podem ser ditas, a música que não pode ser tocada e a as verdades que não podem ser compartilhadas?


Que graça tem a vida sem a liberdade almejada? Sem a nossa liberdade de expressarmos a arte que nasceu conosco, mas que volta e meia insiste em se calar para acomodar os desejos de outrem, cujas atos imorais invalidam nossa existência.


Há os que se atrevem a dizer que são livres. Há os que crêem que a liberdade ofertada é suficiente para seguirem sua estrada com um sorriso no rosto. Há os que se contentam e há os que se recusam a entregar sua liberdade como ingresso para assistirem a um show banal e sem nenhuma graça.


Não venda sua liberdade. Use-a e faça você o seu próprio show.


Fui! (me libertar...)


Encontre-a no Instagram: @crisreiscoelho







bottom of page