top of page

Modulação hormonal transdérmica


Uma excelente alternativa terapêutica


Todos os meses, o corpo feminino passa por ciclos e variações hormonais que impactam diretamente seu bem-estar e qualidade de vida. Uma das alternativas para minimizar os efeitos dessas alterações hormonais, principalmente em mulheres que se encontram na menopausa, é a modulação hormonal feminina. E a aplicação do hormônio em gel transdérmico é uma das formas mais eficazes para essa reposição hormonal.


Continue a leitura e entenda o porquê a administração do hormônio em gel transdérmico é uma excelente forma de modulação hormonal para a saúde da mulher, seus principais benefícios e quando ela se faz necessária.


O que é modulação hormonal?

A modulação hormonal feminina consiste na administração de hormônios com estrutura química igual a dos produzidos pelo nosso organismo – com o objetivo de regular os níveis e a atuação dos hormônios femininos, a fim de manter o equilíbrio hormonal da mulher e contribuir para a sua saúde em geral.


Benefícios da modulação hormonal

  • Reduz a frequência e a intensidade das ondas de calor;

  • Diminui as infecções urinárias;

  • Contribui para uma melhor vida sexual;

  • Ajuda a controlar a perda óssea e reduz o risco de fraturas por osteoporose;

  • Auxilia na prevenção de doenças, como demência;

  • Contribui para uma melhor noite de sono;

  • Auxilia o humor.

Para quem é indicado?

Toda modulação hormonal deve ter recomendação e acompanhamento médico para garantir a eficácia do tratamento e a segurança da saúde da mulher. Também é indicada uma avaliação médica periódica para verificar a dosagem e o método de reposição hormonal.


Métodos para reposição hormonal

Existem diferentes métodos para reposição hormonal:

  1. Cápsulas;

  2. Spray;

  3. Injetáveis;

  4. Transdérmicos (gel ou creme).


Para que serve o hormônio em gel transdérmico?

A administração do hormônio em gel transdérmico é um dos métodos mais interessantes e possui uma série de benefícios.


A via transdérmica é uma alternativa mais segura e eficaz por ser de fácil aplicação, além de evitar o metabolismo de primeira passagem, ou seja, que o fármaco seja absorvido pelo fígado antes de atingir a corrente sanguínea, de ser um método pouco invasivo e de apresentar menos efeitos colaterais.


Benefícios do hormônio em gel transdérmico

  • Fácil aplicação;

  • Evita o metabolismo de 1ª passagem;

  • Menor impacto no perfil lipídico;

  • Não invasivo (indolor);

  • Menos efeitos colaterais.

Como aplicar hormônio em gel transdérmico?

  1. Leia o rótulo antes de usar sua fórmula;

  2. Siga o local de aplicação indicado pelo médico (geralmente regiões sem pelos, de pele fina, como a face interna de coxas, pulsos, face interna de braços ou laterais do abdômen);

  3. Aperte o pump (válvula) até o fim, pois a embalagem é padronizada e cada pump representa uma dose exata necessária;

  4. Aplique no local indicado, e massageie levemente até que o gel seja totalmente absorvido pela pele;

  5. Lave as mãos após o uso;

  6. É importante fazer um rodízio do local de aplicação, pois os receptores podem ficar saturados e perder a capacidade de permeação em alguns casos.

Essentia Pharma: referência em hormônio em gel transdérmico

A Essentia Pharma é referência na produção de hormônio em gel transdérmico no Brasil.

Todo o processo de fabricação é desenvolvido com tecnologia avançada, com a utilização de equipamentos especiais para a micronização e homogeneização dos ativos.


Além disso, a Essentia Pharma realiza periodicamente o doseamento dos hormônios em suas bases transdérmicas, garantindo a dose exata em cada aplicação.


Bases transdérmicas disponíveis

Conheça abaixo as bases transdérmicas disponíveis na Essentia Pharma.


Gel transdérmico de alta absorção Essentia

Desenvolvido de acordo com diversos estudos científicos, o gel transdérmico de alta absorção diminui a resistência da pele à difusão do fármaco, promovendo a alta permeação dos ativos.


Além disso, possui um veículo especial para cada tipo de hormônio (progesterona, testosterona e estrogênio), de acordo com as especificações e características individuais de solubilidade dos ativos.


Ainda, são livres de disruptores endócrinos como os parabenos, por exemplo, uma vez que essas substâncias comportam-se como xenoestrógenos, ou seja, atuam nos receptores de estrogênio das células e são considerados, portanto, desreguladores hormonais.


Creme transdérmico Duolipo® Essentia

Formulado com a mais alta tecnologia, também utiliza os mais modernos sistemas transportadores e permite que os hormônios atravessem a barreira cutânea de forma gradativa, proporcionando níveis fisiológicos desses na corrente sanguínea.


Além disso, sua exclusiva fórmula, elaborada com o mais alto grau de expertise e com ativos importados, forma bicamadas lamelares. Essas características doam ao sistema transdérmico a dermocompatibilidade e criam uma extensa área de adesão, facilitando a penetração do fármaco através da pele.


Também é livre de disruptores endócrinos, substâncias que podem alterar o equilíbrio hormonal do nosso organismo.


Matéria da Dra. Silvana Lins feita em parceria com a Essentia Pharma

Encontre-a no Instagram @drasilvanalins

bottom of page