top of page

Mulheres Maravilhosas

Quanto mais eu envelheço, mais admiro as mulheres. Sempre me surpreendo com a força e determinação dessa classe “menos” favorecida! São todas diferentes e, ao mesmo tempo, idênticas. Estão ali para os filhos, o marido, às vezes o amante, os pais e os amigos.

Brigam com uma tal de TPM o ano inteiro, e muitas vezes, ainda são obrigadas a se concentrar no trabalho ou na reunião de pais, sem partir pra cima e agredir uns e outros… Haja controle! Algumas exceções não conseguem se segurar e terminam fazendo em picadinhos (literalmente!), seus infiéis maridos… Outras conseguem se deitar na cama e conceder o perdão da carne, entendendo que seus seios murchos, cansados de prover o leite para os pequenos, já não reverberam a delícia dos silicones novinhos e durinhos das sócias de cama do marido. Outras utilizam a tática de tirar cada centavo do ex, fazendo carinha de santa no tribunal e se transformam em “anjinhas do pau oco”, ou seria do “pau omisso”???

Não importa! Só sei que ser mulher é um desafio. O desfio de acordar todo dia e parecer a cada ano ser mais jovem e mais jovem e mais… jovem!!! Só que todo mês os cabelos brancos crescem e crescem… todo mês as espinhas e cravos saltam da cara por causa da TPM e todo mês as mulheres incham mais que bolas de festa de criança! Todo mês terminam com o saldo negativo no banco de tanto que compraram, só para se manterem na moda para as vizinhas do prédio, da academia e do trabalho… e todo santo dia dá uma vontade louca de engolir uma caixa de chocolates!!! E o que os homens não entendem é que existem, ainda, pelos saindo por todos os lados que precisam ser extirpados urgentemente do corpicho delas. E as unhas??? Cutículas-monstro aparecem a cada 3 dias e os esmaltes só duram 37 horas, já que a empregada, nos dias atuais, tem hora para sair. E empregada? Tem coisa mais chata na vida para administrar do que empregada doméstica???? Ainda mais se for nordestina…

E depois de se cuidar a semana inteira e fazer todo o ritual de beleza obrigatório ainda chegamos no final da semana com a programação feita pela família: Sábado à tarde, festa do Pedrinho, amiguinho de escola da Júlia; sábado à noite, levar o Alê na festinha da namorada e esperar pra buscar; e domingão de futebol com o clássico Botafogo e Palmeiras (apesar do meu marido ser carioca e odiar o Botafogo…) E alguém ainda é Botafogo????…

Ah… acabei de lembrar que segunda tem prova no colégio e vou passar o resto do domingo estudando com ela. E acabei de ouvir um barulho… ih! É o Alê que tá com infecção intestinal! Acabou de vomitar… corre pro hospital! Júlia, vai estudando aí que mamãe já volta… cadê o papai? Foi no jogo???? Como assim???

Fui! (cuidar do filho, estudar com a filha, comprar absorvente, passar no supermercado e depois ir trabalhar um pouquinho, na volta passo na depilação… Não! A depilação eu deixo pra depois… ninguém tá vendo!)

Obs*: Crônica antiga, datada de 18/06/2012, aposentada no site.

bottom of page