top of page

Não aceite ser maltratada!

“Eu não me deixo ser maltratada por ninguém!” Essa foi a frase dita por Luana Piovani no Fantástico e que gerou muitos comentários nas redes sociais. É uma frase forte e que realmente nos faz refletir. Afinal, que mulher nunca foi maltratada por um homem em algum momento? A questão é que, infelizmente, virou hábito uma mulher ser desrespeitada por homens em diversos contextos, como se esse comportamento fosse natural, mas não é.


Precisamos entender que educação e respeito independem de gênero, e devemos parar de normalizar certos comportamentos machistas e agressivos por parte dos homens. Nós, mulheres, não somos inferiores nem submissas aos homens. Temos direitos, e estes devem ser respeitados.


A democracia nos garante o direito de usar a nossa voz, e não é justo que pai, irmão,  parceiro, patrão ou filho nos impeçam de falar. De usar a nossa voz para sermos respeitadas, para termos liberdade, para ter nosso trabalho reconhecido etc. Por muitos anos, as mulheres foram dominadas por uma sociedade que lhes dizia o que vestir, com quem casar, como se comportar, além de aceitar agressões e maus-tratos. Foi graças às vozes das mulheres que se recusaram a se calar que, hoje, temos liberdade. Ou seja, a voz de uma mulher pode mover uma geração inteira.


Entendo que ainda há mulheres presas a esses comportamentos retrógrados e a relacionamentos abusivos. Por isso, é importante e necessário falar sobre este assunto. Confesso que me revolto e, ao mesmo tempo, me entristeço ao ver uma mulher próxima ser humilhada e apagada no relacionamento, sem ter forças para se libertar. O pior é que muitas não se libertam por causa das convenções sociais, as mulheres que conheço, por exemplo, acreditam que ser divorciada é um fracasso. Para algumas, o status social ainda vale mais do que a própria felicidade. E, infelizmente, nem sempre há o que possamos fazer. Há, também, aquelas que por serem solteiras são dominadas pelos irmãos. Parece que alguns homens olham para as mulheres e vêem presas ou objetos frágeis.


Escrevo este texto para influenciar e inspirar mulheres a enfrentar o machismo, erguer a cabeça e gritar mais alto quando gritarem com você. Não se cale! Cada mulher carrega em si as vozes daquelas que nos antecederam e lutaram pela nossa liberdade. Seja forte e não permita que ninguém lhe aprisione.


Que esse texto sirva como um lembrete de que você não está sozinha e de que sua dor, sua voz e sua luta importam. A coragem de uma mulher pode despertar outras, e juntas somos mais fortes. Que possamos continuar ocupando espaços, rompendo silêncios e transformando realidades. Porque ser mulher é resistir e, sobretudo, existir com dignidade, respeito e liberdade.


Flávia Albuquerque para a coluna Empoderamento Feminino

Encontre-a no Instagram: @flavia.albuquerqueoficial

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page