top of page

6 livros que toda mulher deveria ler



Existem livros que deixam de ser apenas palavras e se tonam obras-primas… Conheça os 6 mais importantes para mulheres.

1 .Sejamos todos feministas

Os livros da Chimamanda são incríveis. É difícil dizer qual é o favorito, mas, com certeza, “Sejamos Todos Feministas” está entre os primeiros.

Trata-se de um discurso simples e didático que mostra a importância do feminismo.

A autora nos ajuda a perceber como o machismo afeta a sociedade por inteiro – inclusive os meninos – e como ele está presente até nos mínimos detalhes. Como podemos agir para desconstruir esse universo?




2. Tudo sobre o amor

Esse livro é um tapa na cara, daqueles que doem.

O que é o amor, afinal?

Será que é uma pergunta tão subjetiva, tão opaca?

Para bell hooks, quando pulverizamos seu significado, ficamos cada vez mais distantes de entendê-lo.

Neste primeiro volume de sua Trilogia do Amor, a autora procura elucidar o que é, de fato, o amor, seja nas relações familiares, românticas e de amizade ou na vivência religiosa.





3. Mulheres que correm com os lobos

O clássico foi escrito por uma psicanalista americana que interpretou 19 lendas folclóricas e histórias antigas para identificar o arquétipo da mulher selvagem.

É um livro para ler com calma, estudar e analisar.

Além disso, a autora usa de uma profunda análise psicológica com boas doses de espiritualidade e sabedoria para dar o tom da obra. O intuito é resgatar a natureza selvagem e indomável da mulher.





4. O Segundo Sexo

Escrito por uma das mães do feminismo, o livro percorre por uma argumentação muito convincente que nos mostra como as mulheres são vistas como o “segundo sexo” por questões construídas social e historicamente.

E o que podemos fazer para, hoje, nos livrarmos desse peso que é ser mulher?






5. quarto de despejo

Com o subtítulo de “Diário de uma favelada”, o livro de Carolina Maria de Jesus nada mais é que a união de trechos do diário da autora, escritos durante sua estadia na extinta favela do Canindé, em São Paulo. Entre seus relatos, temos contato com uma mulher forte, que vive para conceder aos filhos o mínimo de dignidade, mesmo enfrentando os obstáculos de ser uma mulher negra, pobre, favelada e solteira.

Para muitas, a leitura pode ser uma válvula de escape da realidade. Mas, ainda assim, ela deixa uma marquinha dentro de nós, mesmo que pequena, que reflete na nossa vida de alguma maneira. Não deixe de aproveitar o que a literatura pode fazer por você; empodere-se!

6. Corajosa sim, perfeita não

Mulheres são criadas desde pequenas para serem perfeitas.

Temos que dar o nosso melhor aos outros, ser delicadas como uma flor e estar sempre bem arrumadas.

Recatadas, modestas, gentis, amáveis, fáceis de lidar… E essa lista só cresce. No entanto, isso afeta nossa vida adulta, pois crescemos temendo o fracasso.








bottom of page