Pare de tentar abraçar o mundo


Todo final de mês, eu funciono da mesma forma: fico naquela empolgação e expectativa para o fim de mais um ciclo e o início de outro. Faço planos, traço metas e juro para mim mesma que vou dar conta de tudo e ainda acrescentar mais alguns hobbies e projetos novos no meio do caminho – como se eu já não estivesse com coisas o suficiente para fazer. Planejar nossa vida e rotina da semana é muito importante, e diria que até prazeroso. O difícil mesmo é cumprir, de fato, tantos planos e obrigações; tirar do papel nossos objetivos e manifestá-los no mundo real.


No entanto, na sede de dar conta de tudo e agradar os outros, nós nos esquecemos de estabelecer limites e de discernir o que é importante do que não é, e o que merece nossa verdadeira dedicação no momento. Durante o seu dia, com certeza você tem tarefas que são mais primordiais do que outras. Às vezes, ou na maioria delas, vamos precisar priorizar o trabalho àquela vontade absurda de assistir ao último episódio em que paramos da nossa série favorita – e eu sei que sempre paramos no melhor episódio logo quando não temos tempo de assistir a um atrás do outro.


"Nossos horários de pausa e descanso são importantes para que nossos pensamentos voltem a circular de forma saudável e também para clarearmos as ideias."

Mas isso não significa que você também não possa se dedicar aos seus hobbies. Você pode e deve! Nossos horários de pausa e descanso são importantes para que nossos pensamentos voltem a circular de forma saudável e também para clarearmos as ideias. Mas isso é você quem deve organizar de acordo com seus horários e sua rotina.


A vida não pode ser só sobre trabalho.


Você se lembra do meu último texto, “Autocuidado não é só skincare”? Lá eu falo sobre a importância de sabermos falar “não”, pois é libertador. E continuo firme na minha opinião. Do mesmo modo que há momentos em que você precisa dizer “não” para si mesma e priorizar tarefas mais importantes do que outras, também precisa saber fazer o mesmo com o mundo externo.


Se você é o tipo de pessoa que diz “sim” para tudo e todos, mesmo já estando atolada de serviços, por favor, pare e reflita sobre isso a partir deste momento, pois uma hora você pode adoecer.


O que é sua prioridade no momento: colocar em prática seu projeto criativo e estudar para isso ou sair com seus amigos para se divertir no único dia que, talvez, você tenha livre para se dedicar a isso? A situação é apenas um exemplo. Você pode adaptar para a sua realidade.


"Acredito que organização seja a chave e, principalmente, uma organização em que saibamos priorizar cada detalhe para o fazer com eficiência e leveza. Sem pressões."

Eu sei o quanto é difícil conciliar trabalho, projetos pessoais, hobbies, família e relacionamento. Mas acredito que organização seja a chave e, principalmente, uma organização em que saibamos priorizar cada detalhe para o fazer com eficiência e leveza. Sem pressões. Ou com menos pressão quanto possível.


Vou deixar uma recomendação de leitura que fala com maior profundidade sobre o tema: Essencialismo, do escritor Greg McKeown. E, por favor, não deixe de comentar comigo o que achar do livro.


Matéria de Victoria Cabral para a coluna empoderamento feminino

Encontre-a no Instagram: @abruxaescritora